INOVAÇÃO –  Vanguarda da tecnologia reunida em Cervães

INOVAÇÃO –
Vanguarda da tecnologia reunida em Cervães

Drones, realidade virtual, jipes telecomandados e pistas para corridas de carros slot são alguns dos muitos atractivos do “Drontex v1.0”, um evento nacional promovido pela Associação de Pilotos e Operadores de Veículos Não Tripulados (APDrone), que decorre no pavilhão multiusos de Cervães até ao próximo domingo.

«É para nós muito bom vermos que temos, ao longo deste fim-de-semana, a vanguarda da tecnologia reunida em Cervães», resumiu o presidente da Junta de Freguesia, Hélder Forte, na sessão de abertura do evento, realizada esta sexta-feira.

PUBLICIDADE

O presidente da APDrone, José Carlos Lopes, explicou que a iniciativa «é um marco importante» na vida da associação, que apenas foi fundada em Abril passado, abarcando todo o tipo de veículos não-tripulados e não apenas os veículos aéreos.

Lembrando a «massificação» dos últimos anos, frisou o «crescimento muito acelerado» do sector dos veículos não tripulados, com retorno económico «muito grande».

«É um sector jovem, dispomos das competências e das pessoas, o que precisamos é de unir e ter uma direcção comum. Portugal ainda tem oportunidade de estar na primeira linha deste sector», assinalou.

Essa foi uma ideia também deixada por Pedro Pisco Santos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que lembrou o facto de este sector ter cada vez mais adeptos e ganhar peso na economia europeia, «gerando postos de trabalho».

VILA VERDE QUER MANTER EVENTO

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, mostrou-se «muito satisfeito» por acolher o evento, vincando a importância da tecnologia, sobretudo para «beneficiar as populações e o desenvolvimento dos territórios».

«Além da vertente de lazer, quando a tecnologia serve para beneficiar as pessoas e melhorar a qualidade de vida, é sempre bem-vinda. É essa a perspectiva que devemos ver na tecnologia», frisou.

Vilela garantiu que a autarquia tem interesse em manter este evento no concelho, dando-lhe maior dimensão e aproveitando a existência da Casa do Conhecimento, «projecto também virado para as novas tecnologias», para poder aprofundar a parceria com a APDrone.

O programa completo do “Drontex v1.0” pode ser consultado aqui.