SAÚDE:

SAÚDE: -

Venda de medicamentos genéricos volta a cair

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A quota média de venda de medicamentos genéricos caiu pela primeira vez desde Janeiro de 2017, altura em que já se tinha registada uma quebra na venda destes fármacos.

A quebra foi de três décimas, entre Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019 (48,5% para 48,2%, respectivamente), de acordo com os dados do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR).

Para o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Paulo Cleto Duarte, os dados são reveladores de que “o regime de incentivos está esgotado e deve ser revisto por outro que tenha como objectivo o crescimento da quota”, lê-se numa nota de imprensa.

O mecanismo de incentivos à dispensa de genéricos resulta do acordo assinado entre o Ministério da Saúde e a ANF em Janeiro de 2017, como forma de combater a tendência de estagnação de venda de genéricos e diminuir a despesa do Serviço Nacional de Saúde.

Em Janeiro de 2019, a poupança do Estado na venda de genéricos foi de 400 mil euros. O Estado paga às farmácias 35 cêntimos por cada embalagem dispensada.

ovilaverdense@gmail.com

Com Fernando Gualtieri (CP 1200)

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.