A Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, arranca oficialmente já esta quarta-feira, dia 14 de Agosto. Até 22 de Agosto, a cidade vive uma das festas populares mais concorridas de Portugal. Tem como ponto maior o desfile da mordomia, que – este ano – bate o recorde de participações. Mil mulheres vão desfilar pelas ruas da cidade os trajes tradicionais da região e também as peças de ouro em filigrana.
Marcado para a tarde da próxima sexta-feira, 16 de Agosto, integrará participações de Portugal e outros dez países.
De acordo com a VianaFestas, entidade organizadora, a participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84. Dessas, 760 mordomas são naturais e/ou residentes no concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos.
Em 2024, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima, o tradicional vermelho, e de Terras de Geraz, a que acresce o de Mordoma, preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.
O programa não é feito só do Desfile da Mordomia, uma vez que – ao longo nove dias – as festas completam-se com desfiles de gigantones e cabeçudos, concertos, fogo de artifício, a tradicional procissão solene de Nossa Senhora da Agonia, festival de folclore, a procissão do mar e ainda o sunset da romaria, orientado para um público mais jovem.
Consulte aqui o programa completo.
ovilaverdense@gmail.com