A 4ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo, iniciada em janeiro, conta com um conjunto de formadores especializados.
O Plano é promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Formação + Próxima. É composto por ações de formação certificada e gratuita, para os profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio de Viana do Castelo.
Neste momento, decorre até 6 de março, num total de 18 horas, a ação de formação “Inglês Atendimento: qualidade na informação turística”, que tem como objetivos explorar e consolidar competências técnicas e vocabulário específico, em inglês, em contextos relativos ao atendimento, informação e promoção turística da região. Depois, nos dias 14 e 15 de março, será promovida a ação de formação “Da Terra ao Prato: cadeia alimentar”, com inscrições ainda abertas. Esta acontece das 14h30 às 17h30 na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e tem como objetivos compreender a complexidade da cadeia alimentar e seus impactos ambientais; promover a sustentabilidade na cadeia alimentar; saber elaborar um plano de fornecimento alimentar mais sustentável. Por fim, nos dias 3 e 10 de abril, decorre uma formação de 6 horas dedicada a “Boas Práticas Sustentáveis: alojamento turístico”.
Todo o Plano é destinado a profissionais do sector da hotelaria, restauração e empresas de restauração coletiva, bem como a outros interessados envolvidos no setor alimentar. Para participar, basta efetuar a inscrição online através do link: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=2136&type=1&Itemid=102.
Se ainda não é utilizador da Academia Digital Turismo de Portugal deverá, em primeiro lugar, registar-se na plataforma https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ .
Os módulos são realizados online e presencialmente, normalmente um dia por semana. A participação é gratuita para empresários e colaboradores, terminando com a atribuição pela Câmara Municipal de Viana do Castelo do selo “Destino de Qualidade” às empresas que concluírem com sucesso, ao longo de 2024, pelos menos o seguinte número de módulos: Restauração: 8 módulos ou 24 horas de formação; Alojamento: 7 módulos ou 21 horas de formação; Atividades Turísticas: 6 módulos ou 18 horas de formação; Transportes: 5 módulos ou 12 horas de formação; Comércio: 5 módulos ou 12 horas de formação.
ovilaverdense@gmail.com