Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, este sábado, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga.
A Associação de Municípios da Serra d’Arga (AMSA), com sede no Centro Cultural de Dem, é uma Pessoa Colectiva de Direito Público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram, tendo como fim principal a criação e gestão da área protegida da Serra d’Arga, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre.
Pode, ainda, prosseguir como fins complementares: promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia, bem como a valorização das atividades agro-florestais; promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios abrangidos; articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; e planeamento das actuações de entidades públicas de carácter supramunicipal.
10 MIL HECTARES
Estes objectivos concretizam-se através do regulamento de gestão da área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga; do Plano de Gestão da Serra d’Arga; da realização de estudos, planos, programas e projectos, mormente os que sejam passíveis de co-financiamento; da elaboração e apresentação de candidaturas no âmbito de fundos da União Europeia ou nacionais; e de acções e intervenções no território, de acordo com os seus fins.
A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.
Cerca de 90% dos 10 mil hectares da Serra d’Arga distribuem-se pelos concelhos de Viana do Castelo e Caminha, 8% no concelho de Ponte de Lima e os restantes 2% em Cerveira. É detentora de recursos naturais ímpares, de uma paisagem singular e com um património material e imaterial de ordem natural, ambiental, histórico e cultural de elevado valor.
Recorde-se que, recentemente, com o objectivo de defender e promover a Serra d’Arga, Viana do Castelo promoveu um investimento de cerca de 200 mil euros para criar um Observatório Internacional da Serra d’Arga, na freguesia de São Lourenço da Montaria, dinamizando um espaço de investigação científica, com disponibilidade de residência para investigadores.
A Serra d’Arga é também palco do Trail Serra d’Arga, contando com a colaboração dos municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte Lima. Viana disponibiliza ainda trilhos e percursos que estimulam o turismo ambiental e promovem esta paisagem.