PÁSCOA

PÁSCOA -

Comunidade portuguesa no Canadá recria ‘Bife da Páscoa’ de Cardielos – Viana do Castelo

Hugo Torres, músico e intérprete vilaverdense, e a sua banda ‘Siga a Farra’, esteve no Canadá para animar a antecipação da tradição minhota do ‘Bife da Páscoa’, que a Casa Minhota e a comunidade lusa de Montreal revive por esta altura.

A tradição do “Bife da Páscoa”, uma das mais enraizadas e queridas da cultura portuguesa, que nasceu na aldeia de Cardielos, Viana do Castelo, é agora um evento emblemático da comunidade portuguesa em Montreal e em toda a região do Quebeque.

Este ano, a oitava edição do evento, que se realizou no passado dia 12 de abril de 2025, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Laval, reuniu centenas de participantes numa celebração repleta de tradição, gastronomia, cultura e solidariedade.

O evento teve a sua primeira edição no Quebeque em 2016, no restaurante Casa Minhota, e desde então tem crescido ano após ano, com a procura de lugares a aumentar exponencialmente. Este ano a festa contou com 4 centenas de pessoas.

A tradição do “Bife da Páscoa” reúne homens e mulheres, de todas as idades e origens, que desejam partilhar uma refeição especial e celebrar a cultura portuguesa.

Em Montreal, ao contrário de outras edições que reuniam apenas homens, a festa agora acolhe todos os membros da comunidade, independentemente do sexo, e torna-se uma grande oportunidade de confraternização.

MÚSICA PORTUGUESA COM HUGO TORRES E SIGA A FARRA

Este ano, o evento na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Laval foi ainda mais especial, com uma programação diversificada e muitas surpresas para os participantes.

Como de costume, a estrela do evento foi o tradicional bife da vazia, servido aos participantes durante o jantar, mas a festa não se resume apenas à refeição.

A animação foi garantida com a presença do grupo Siga a Farra, diretamente de Portugal, que levaram a sua energia contagiante para o evento. O grupo, conhecido pelo seu estilo alegre e dançante, animou o público com o melhor da música popular portuguesa.

A música foi igualmente diversificada, com a participação do conjunto Contacto, um dos grupos mais populares na cena musical portuguesa. A Filarmónica do Divino Espírito Santo de Laval, levou aos presentes o som da partitura do icónico “hino” do tema Havemos de ir a Viana que muito apreciaram a prestação.

Para completar, o grupo de bombos Cana Verde também esteve presente, marcando a sua atuação com os ritmos tradicionais que dão um toque especial à celebração.

Além da música, o evento teve também um componente visual e cultural importante, com a exibição de uma reportagem fotográfica da Romaria da Agonia, e a apresentação de um vídeo premiado mundialmente da mesma romaria, da autoria de Flávio Cruz.

Esta foi uma oportunidade única para os participantes vivenciarem a intensa religiosidade e o fervor popular da tradição portuguesa, representada nas imagens e no vídeo de uma das romarias mais importantes do país.

ovilaverdense@gmail.com

Por Anabela Silva, na região do Quebeque / Canadá

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE