Inspirado no romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, “Margem” é o novo espectáculo de Victor Hugo Pontes que o Theatro Circo apresenta no dia 19 de Abril, pelas 21h30.
80 anos após a publicação do livro, Victor Hugo Pontes construiu um espectáculo de dança e teatro, protagonizado por um jovem elenco, para questionar quem são as pessoas que a sociedade coloca à margem e quando é que essa marginalização começa.
«Na casa de partida da vida, temos todos as mesmas hipóteses ou alguns partem para a luta já em défice? Há formas de quebrar isso? Quais? A sério? De certeza? Será realmente admirável o mundo novo que conseguimos construir com todos os nossos ideais de igualdade para todos?», pode ler-se na apresentação de “Margem”.
O coreógrafo alicerçou este projecto num trabalho com jovens e crianças da Casa Pia, em Lisboa, e do Instituto Profissional do Terço, no Porto.
Das entrevistas e workshops realizados nestas instituições resultou o texto de Joana Craveiro e resultou também toda uma reflexão sobre a ideia de marginalização que Victor Hugo Pontes resgatou ao romance base e transpôs para outro tempo e outro espaço, convidando a reflectir sobre os “Capitães da Areia” da actualidade.
“Margem” estreou em Janeiro passado no Centro Cultural de Belém e inicia em Braga um conjunto de apresentações pelas salas de todo o país.
Ingressos a 10 euros (Cartão Quadrilátero: 5 euros) brevemente disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.