REGIÃO

REGIÃO -

Vieira do Minho quer “Arte dos caldeireiros de Santa Marta de Rossas” inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Vieira do Minho acolheu uma sessão pública de apresentação da investigação realizada com o propósito de inscrever a “Arte dos caldeireiros de Santa Marta de Rossas” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Apesar do «vasto espólio de património cultural imaterial» que o território de Vieira do Minho apresenta, a Autarquia optou por «inventariar a “Arte dos caldeireiros de Santa Marta de Rossas”, uma actividade artesanal e económica com cerca de 200 anos».

Actualmente, apenas Bernardino Ferreira Alves e José Moreira da Silva trabalham este metal e mantêm vivo este ofício. Neste sentido, o Município pretendeu «identificar esta manifestação do património imaterial e inclui-la urgentemente no Inventário Nacional, por forma a contribuir para a sua valorização, preservação e divulgação».

Este trabalho de investigação foi realizado no âmbito do projecto “Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho” do consórcio “Minho IN”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE