CAMINHADA (Região)

CAMINHADA (Região) -

Vieira do Minho vai caminhar pela levada e sítio arqueológico no sopé da Cabreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Vieira do Minho promove, no dia 19 de maio, mais uma atividade no âmbito do projeto “A Serra da Cabreira em Família”, que se propõe a explorar os recursos naturais e culturais da freguesia de Ruivães, uma localidade implantada no sopé da Serra da Cabreira.

“Da levada do Poço Longo ao povoado de São Cristóvão” é uma caminhada circular de cerca de quatro quilómetros, cujo ponto de encontro está marcado para as 10h00, no largo principal da vila de Ruivães, junto ao edifício da Junta de Freguesia.

“Ao longo do trajeto serão vários os pontos de interesse a descortinar. Dada a sua localização, Ruivães ostenta um património natural e edificado de valor excecional. Para chegar à levada, a rota idealizada irá levar os caminheiros a percorrer caminhos rurais e serranos. A levada do Poço Longo é um canal de irrigação que serve a povoação de Ruivães e que nasce no Rio Saltadouro, um afluente do Cávado”, refere a autarquia.

Também o Alto de São Cristóvão será um ponto de “paragem obrigatória, pois vai permitir descobrir um povoado antigo datado da época romana que conserva, ainda hoje, vestígios de sepulturas escavadas na rocha granítica”.

“Situado a cerca de 655 metros de altitude, este lugar recôndito brinda os visitantes com um cenário deslumbrante sobre os montes envoltos e sobre o vale rasgado pelo Rio Cávado”, explica o município.

Finalmente, os participantes poderão ainda deambular por ruelas ladeadas por típicas casas de granito e conhecer um marco importante da história de Ruivães, o pelourinho, um exemplar da arquitetura civil classificado como Imóvel de Interesse Público.

A participação na caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória através do formulário online disponível AQUI .

“A Serra da Cabreira em Família” é um programa de caminhadas da Autarquia que privilegia o contacto com a natureza e dá a conhecer o património material e imaterial do concelho de Vieira do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.