A partir desta sexta-feira, Vila Nova de Cerveira, em Viana do Castelo, terá um centro multimédia de tecnologia e lazer com acesso livre, destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
Segundo a autarquia, p Espaço Juventude Sem Fronteiras fica na Biblioteca Municipal e disponibiliza acesso a plataformas ‘streaming’ e a videojogos de ‘PlayStation’, bem como a equipamentos de som para atividades, «contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e expressão de criatividade», diz, em comunicado, o município.
«Num ambiente dinâmico, o objetivo é proporcionar momentos de convívio através da exploração de interesses comuns nesta faixa etária», aponta ainda.
O centro «oferece acesso livre a tecnologia avançada, conteúdos culturais e atividades de lazer, promovendo a igualdade digital e a integração dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño», diz ainda.
A autarquia descreve que «mais do que um espaço, este projeto reforça a cooperação transfronteiriça, incentivando o convívio, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências, independentemente das condições económicas ou académicas».
«Os jovens também têm acesso aos recursos da biblioteca, como livros, computadores e atividades educativas, complementando as oportunidades oferecidas e promovendo um ambiente de aprendizagem contínua», enumera.
De acordo com a autarquia, o Espaço Juventude Sem Fronteiras «assume-se como um ponto de encontro e de partilha para jovens de Cerveira e de Tomiño», para «envolver jovens de ambos os lados da fronteira, reforçando os laços comunitários e promovendo a igualdade entre os dois países», vinca.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, descreve «um espaço de novas oportunidades baseado nos três ‘is’ de inovação, inclusão e igualdade».
É projetado «para uma faixa etária que precisa de estar constantemente a ser estimulada, não só para aprimorar competências técnicas, mas também incentivar à criatividade e à autoexpressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens», termina.
O centro é enquadrado na operação Rede Gov Minho, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.
A inauguração realiza-se na sexta-feira pelas 14h30.
ovilaverdense@gmail.com
Com Lusa