O jardim dos Paços do Concelho de Vila Verde acolhe, por estes dias, uma exposição itinerante comemorativa dos 50 anos da Universidade do Minho.
A mostra itinerante “Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento” é uma instalação que «procura o fortalecimento dos laços da universidade com o território, destacando a sua missão educativa, de investigação e de transferência de conhecimento».
A exposição ilustra a diversidade e a abrangência das suas 12 unidades de ensino e investigação, que incluem as Escolas de Arquitetura, Arte e Design; Ciências; Direito; Economia e Gestão; Engenharia; Letras, Artes e Ciências Humanas; Medicina; Psicologia; Enfermagem, e os Institutos de Ciências Sociais, de Educação e I3B’s.
Na visita inaugural da exposição estarão presentes, para além do reitor da UMinho e da presidente do Município de Vila Verde, o presidente da Comissão Comemorativa dos 50 anos da UMinho, João Cardoso Rosas, e demais responsáveis das duas instituições.
No seguimento da abertura desta mostra itinerante a Casa do Conhecimento de Vila Verde recebeu o debate “Universidade, Território e 50 Anos”, que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.
Numa parceria com a Rede Casas do Conhecimento, e depois de ter estado patente ao público em Braga, Famalicão, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Póvoa de Varzim e Esposende, a exposição seguirá, nos próximos meses, para os municípios da Trofa e Fafe, fechando o ciclo na cidade de Guimarães.
ovilaverdense@gmail.com