O antigo vereador da Câmara de Vila Verde Álvaro Santos deixou, esta sexta-feira, algumas sugestões à autarquia: isenção imediata do pagamento da água, saneamento e lixo; desinfecção de espaços públicos; e criação e coordenação de uma rede de apoio a idosos cidadãos debilitados.
No “Facebook”, Álvaro Santos lembra que «estamos perante uma crise sem precedentes», que arrasta para uma situação de «calamidade sanitária e para uma falência financeira de muitas famílias e empresas».
«Neste contexto, entendo que cada entidade deve fazer o que estiver ao seu alcance para minimizar os efeitos negativos desta pandemia. Julgo que a autarquia tem muito espaço para agir nesta fase», refere.
Leia o texto na íntegra.
«SUGESTÕES PARA A CÂMARA DE VILA VERDE: isenção imediata do pagamento da água, saneamento e lixo; desinfeção de espaços públicos; e criação e coordenação de uma rede de apoio a idosos cidadãos debilitados.
Estamos perante uma crise sem precedentes.
Esta situação arrasta-nos para uma calamidade sanitária e para uma falência financeira de muitas famílias e empresas.
Neste contexto, entendo que cada entidade deve fazer o que estiver ao seu alcance para minimizar os efeitos negativos desta pandemia.
Julgo que a autarquia tem muito espaço para agir nesta fase.
É com o intuito de ajudar que, enquanto cidadão, lanço algumas sugestões para que a autarquia, se assim o entender, reflita sobre elas e eventualmente as ponha em prática.
Assim, e por um período de tempo que se justifique, sugiro que a câmara de Vila Verde de imediato:
- isente, as famílias e as empresas, de pagamento de todas as taxas de água, lixo e saneamento. Esta isenção deve ter por referência os consumos médios dos últimos seis meses;
- proceda, em articulação com as juntas de freguesia, ao apoio a idosos e a cidadãos debilitados, nomeadamente para que estes não tenham de se expor na aquisição de bens essenciais, como sejam a alimentação, produtos de higiene ou medicamentos;
- reforço do apoio financeiro de recursos aos Bombeiros, IPSS e estruturas de saúde.
- desinfeção urgente e continuada de espaços públicos mais frequentados, com prioridade absoluta para os estacionamentos junto às estruturas de saúde, espaços dos bombeiros, proximidade das farmácias, padarias, supermercados, talhos, mercados e outros a identificar.
Estas sugestões têm como objectivo exclusivo contribuir para a reflexão e para as decisões dos nossos responsáveis políticos locais. E estou certo que muitas outras medidas podem ser sugeridas à autarquia pelos Vilaverdenses.
Nas circunstâncias que vivemos não é fácil tomar decisões e eu confio que os responsáveis políticos estão a fazer o melhor que podem e conseguem.
Por isso cada um de nós deve contribuir com o que pode, ajudando com ideias e, sobretudo, com acções.
Estamos todos no mesmo barco e só sairemos dele se formos capazes de nos apoiarmos uns aos outros nesta difícil travessia».