A prova tem 102,98 km disputados contra o cronómetro, ao longo de 11 classificativas, cabendo a Amares abrir as contagens de tempos com um dos mais emblemáticos troços de toda a prova, imediatamente após o desfile em modo de partida na Praça do Comércio onde a população vai poder ter um contacto próximo com todos os «bólides» e concorrentes inscritos.
Durante o dia de amanhã, sexta-feira, as novidades são as classificativas de Terras de Bouro (com início no centro da vila) e de Vila Verde – esta última completamente nova, apesar de manter o nome da de 2022. Realce igualmente para o facto de as especiais serem perfeitamente encadeadas, com ligações a rondarem os cerca de três quilómetros entre cada uma delas. Interessante de ver será a Assistência Remota em Mixões da Serra, entre as classificativas de Terras de Bouro e Vila Verde, relembrando os ralis «à moda antiga», em que os carros paravam na berma das estradas de ligação para eventuais reparações.
Após a terceira especial, pelas 17h24, há o reagrupamento no Jardim da Praça da República de Vila Verde, para que todos possam desfrutar mais uma vez da presença próxima de carros e pilotos. A última classificativa do dia será a de Barcelos Norte e disputada já no Concelho de Barcelos, Terminando a comitiva o dia no Campo da Feira em Barcelos onde estará o parque de assistência e as viaturas ficarão em exposição.
Para sábado, as classificativas são iguais às da edição de 2022, com dupla passagem pelos troços de Barcelos Oeste e Barcelos Sul, antes de a comitiva se dirigir ao Porto, com passagem obrigatória em frente à Câmara Municipal de Famalicão. Segue-se o reagrupamento na Praça do Município da «cidade dos Jesuítas», antes dos 4,69 km da PE Santo Tirso e do posterior rumo à Foz do Rio Douro para a «Sunset Party».
DOMINGO
Domingo, último dia de prova, terá o seu arranque do Porto (Parque das Sobreiras) e disputará duas especiais de classificação; Barcelos Norte e Bucles de Barcelos, terminando no Campo da Feira cerca do meio-dia.
O RallySpirit 2023 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre os Grupo B, preciosidades como um Lancia Delta S4, um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, os Audi Quattro S1 E2, os Peugeot 205 T16, o MG Metro 6R4, o Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400, os dois últimos também com as famosas cores da Rothmans.
Ainda o documento histórico de carros de ralis de todas as eras, que vão desde os Opel Ascona 400, Ford Escort MK2 RS 1800, Ford Sierra RS Cosworth ou BMW M3 dos anos 1980, passando pelos Grupo A dos anos 1990, como os Lancia Delta Integrale, Subaru Impreza 555, Ford Escort Cosworth e Mitsubishi Lancer Evo, até aos Peugeot 306 Maxi e Renault Megane Maxi ou os mais sonoros Kit Car como os Seat Ibiza, Fiat Punto e Citroën Saxo, sem esquecer os impressionantes WRC, como o Toyota Corolla.
Mas as verdadeiras joias da coroa, decerto serão o Trabant RS800, o Fiat 127, o Datsun 1200 os Ford Escort MK1 e o belíssimo Volvo P 544 amarelo, de 1962 que terá honras de carro nº1.
Pedro Ortigão, responsável da X Racing, a entidade promotora do evento, sublinha: “Estamos muito motivados por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit Altice. Trata-se de uma edição renovada, que, além de consolidar o apoio das habituais câmaras municipais, confirma a entrada de quatro novas, que atestam a validade do projeto. Este ano, a prova será mais longa, de forma a ir de encontro aos restantes Rally-Legends do Slowly Sideways Europe e com o objetivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional. Por isso, estamos orgulhosos do caminho que temos vindo a traçar e muito confiantes no futuro. Mas quero deixar um agradecimento especial aos participantes, público e patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível de realizar”.
Por Carlos Costa /CO 150 A
com DESPORTIVO VH