VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

Vila Verde angaria fundos para escola na Guiné-Bissau

As paróquias do padre Dayakar Thuma uniram-se, esta noite, em Cabanelas, no jantar de angariação de fundos para a construção de uma escola na localidade de São Domingos, na Guiné-Bissau.

«Quando lá passamos, o chefe da aldeia definiu como prioridade construir uma escola, pois a maioria das crianças não tem um espaço digno para estudar», avançou o sacerdote à reportagem do jornal ‘O Vilaverdense’, dando conta de que «é uma aldeia próxima do Senegal, sem luz e água, sem estradas, onde falta quase tudo». Referiu mesmo que «a escola que existia era em palha, sem condições e com professores que não têm instrução. Existe a boa vontade para ensinar por parte daqueles que têm a mínima instrução».

O padre Dayakar vincou que «as escolas públicas têm professores que não são pagos pelo Estado há mais de quatro ou cinco anos».

Refere que «é muito importante educar as mulheres. Cada homem tem quatro ou cinco mulheres e estas têm oito, nove ou dez filhos. Temos que educar para o planeamento familiar e educar as crianças, para ter uma sociedade diferente».

Nesta altura, de acordo com o sacerdote, «a escola já existe, mas falta telhado, janelas e água. Para terem uma ideia, fazer um furo para extrair água custa cerca de 11 mil euros».

Com os fundos hoje angariados ( mercê do envolvimento das paróquias de Cabanelas, Parada de Gatim, Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho), «já será possível dar mais um passo».

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE