EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

Vila Verde apura 16 alunos para final intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde acolheu, esta terça-feira, a final concelhia do Concurso Nacional de Leitura, com a participação de 24 alunos seleccionados dos vários ciclos de ensino em todos os Agrupamentos do concelho.

Na abertura da sessão, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, salientou que «o mais importante de tudo é ler e saber mais, todos os dias», deixando também um desafio para serem promotores da leitura na família e na comunidade.

PUBLICIDADE

«Claro que a fase que se segue é muito significativa e nós estamos a contar com aqueles que nos vão representar, mas o que mais importa é participar. Muito obrigada pela vossa participação e para mim vocês são todos vencedores», frisou a autarca.

Na final concelhia, após a prova escrita, os alunos vilaverdenses passaram pela prova oral pública, onde leram pequenos excertos das obras de José Saramago, Nobel Português. Os alunos do 1º ciclo leram “A maior flor do mundo”, os do 2º ciclo “O Silêncio da água”, os do 3º “O conto da ilha desconhecida” e os do Ensino Secundário o romance “Caim”.

Os quatro alunos apurados de cada ciclo participarão na Final Interconcelhia, com os vencedores dos municípios abrangidos pela CIM Cávado, a qual decorrerá em Esposende, a 27 de Abril, fase que determinará os representantes regionais da grande final nacional, que este ano irá decorrer no dia 4 de Junho.

ALUNOS APURADOS

Do 1º ciclo foram apurados nesta fase concelhia para a fase interconcelhia os alunos Lara Margarida Dias da Silva, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira de Neiva; Sofia Dias Fernandes, do Agrupamento de Escolas de Prado; Maria Vitória Vieira Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde; e Renato Amaro Alves, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Luís Bernardo Ruão Cunha, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde; Luna Maria Faria Marques, do Agrupamento de Escolas de Prado; Patrícia Pereira Coelho e Juliana Monteiro Dias, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, foram os alunos do 2º ciclo apurados para participar na próxima fase.

Do 3º ciclo seguem à próxima fase intermunicipal Yasmin Tamer Jourdan Weber e Sofia Alves de Lima, da Escola Secundária de Vila Verde; Marta Alexandra Oliveira Bastos, do Agrupamento de Escolas de Prado; e Telmo Pimenta Pereira, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Finalmente, ficaram apurados os alunos do Ensino Secundário Manuel Castro, Brenda Lucas, Beatriz Matos e Mariana Pereira, todos da Escola Secundária de Vila Verde.

João Ventura, artista residente da Escola Secundária de Vila Verde, Sónia Sousa, actriz, encenadora e autora de obras de literatura para a infância, e Fernanda Freitas, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, foram os elementos do júri que escolheu os estudantes que irão estar na fase intermunicipal.

1º Ciclo

  • Lara Margarida Dias Da Silva – AE de Moure e Ribeira de Neiva
  • Sofia Dias Fernandes – AE de Prado
  • Maria Vitória Vieira Gonçalves – AE de Vila Verde
  • Renato Amaro Alves – AE de Vila Verde

2º Ciclo

  • Luís Bernardo Ruão Cunha – AE de Vila Verde
  • Luna Maria Faria Marques – AE de Prado
  • Patrícia Pereira Coelho – AE de Vila Verde
  • Juliana Monteiro Dias – AE de Vila Verde

3º Ciclo

  • Yasmin Tamer Jourdan Weber – ES de Vila Verde
  • Marta Alexandra Oliveira Bastos – AE de Prado
  • Sofia Alves de Lima – ES de Vila Verde
  • Telmo Pimenta Pereira – AE de Vila Verde

Ensino Secundário

  • Manuel Castro – ES Vila Verde
  • Brenda Lucas – ES Vila Verde
  • Beatriz Matos- ES Vila Verde
  • Mariana Pereira – ES Vila Verde

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.