Vila Verde assinala, esta quinta-feira, o seu 164º aniversário desde a sua fundação. Com pouco mais de século e meio como Concelho e sendo um dos maiores da província do Minho, Vila Verde foi fundado a 24 de Outubro de 1855, após a extinção de outros Concelhos próximos.
Concelhos esses que hoje em dia são Freguesias que compõem o Concelho de Vila Verde, (algumas delas possuem um nome diferente daquele pelo qual outrora eram conhecidos). Pico de Regalados, Prado, Vila Chã e Larim (primeiramente correspondendo ao espaço de Carreiras Santiago e mais tarde viria a mudar a sua sede para Reveneda – Travassós) e Penal (Portela de Penal ou Portela das Cabras).
No início do século XVIII, o crescimento populacional e o surgimento de vários pólos económicos e sociais um pouco por todo o território, como é o caso das feiras, (de importância extrema na fundação e demarcação de várias sedes de Concelho) levou a que o Concelho de Vila Verde se tornasse cada vez mais uma realidade, tendo em conta o desenvolvimento e progresso que lhe permitiram, já em 1855, com os governos liberais, o estatuto de sede de Concelho.
COMEMORAÇÕES DO 164.º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO
O Concelho de Vila Verde assinala, esta quinta-feira, o 164º aniversário desde a sua fundação. O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde acolhe esta noite uma sessão solene comemorativa, com início pelas 21h00.
No âmbito da cerimónia será também realizado um Concerto Alusivo ao 50º Aniversário do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede.
A sessão contará ainda com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e do Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes.
DIA 27 DE OUTUBRO MISSA DE ACLÇÃO DE GRAÇAS
No domingo seguinte, 27 de Outubro, decorre na Igreja Paroquial de Vila Verde uma Missa de Acção de Graças do Dia do Concelho, organizada pela Verde Tuna dos funcionários da Câmara Municipal, com o apoio da Paróquia, grupo coral de Vila Verde, Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho e Academia de Música de Vila Verde.