Tempo (ALERTA)

Tempo (ALERTA) -

Vila Verde: Calor ‘abrasador’ vai manter-se esta quarta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em comparação com o dia de ontem, Vila Verde não vai registar grandes alterações ao quadro meteorológico esta quarta-feira. Apenas uma descida insignificante de 1ºC, para os 38ªC de máxima, mas a sensação térmica será ‘escaldante’. O calor abrasador e o tempo seco mantêm-se. O aviso laranja também permanece, até às 23h00 de hoje.

Um quadro quer se alarga a todo o País, mais agravado no interior, Alentejo e Vale do Tejo.

Ontem, dia 22 de agosto, registaram-se no território do continente valores muito elevados da temperatura do ar. O valor mais elevado da temperatura máxima, 45.6 °C registou-se em Alvega e Pinhão, seguindo-se Tomar, com 45.4 °C e Lousã com 45.2 °C.

O valor mais elevado da temperatura mínima registou-se em Portalegre com 29.3 °C, tendo havido algumas estações na Beira Interior com temperatura mínima igual ou superior a 25 °C, correspondente a cerca de 5% do território. A temperatura mínima foi superior a 20 °C (noite tropical) em cerca de metade das estações, localizadas em geral em regiões afastadas da faixa costeira, com exceção do Algarve e da Grande Lisboa.

Esta situação deve-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica.

Este padrão atmosférico tem também favorecido o transporte de poeiras sobre o território do Continente, que se prevê que continuem a afetar o território até, pelo menos, ao final da presente semana.

É expectável que a temperatura do ar diminua no dia 24, 5ªfeira, com valores de temperatura máxima em geral inferiores a 40 °C, mas apenas inferiores a 30 °C na faixa costeira ocidental.

No dia 25, 6ªfeira, prevê-se uma nova descida da temperatura máxima, com valores inferiores a 30 °C no Litoral Norte e Centro, entre 35 e 40 °C na região Sul, vale do Tejo e Beira Baixa, e entre 30 e 35 °C no restante território.

ovilaverdense@gmail.com

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.