Cerca de 50 alunos de todos os níveis de ensino do concelho de Vila Verde participaram na final concelhia do II Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado, que decorreu na Escola Secundária de Vila Verde, centrando atenções nas comemorações do quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
No final da atividade, 16 alunos dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário foram selecionados para representar o concelho na final intermunicipal, que vai ter lugar em maio, em Barcelos.
Garantindo “um caráter mais universal e significativo” a esta celebração da leitura e da escrita, a CIM-Comunidade Intermunicipal do Cávado articulou a organização da 8iniciativa com as Redes Interconcelhias de Bibliotecas Públicas e Escolares e com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O convívio e a partilha de experiência e conhecimentos contribuíram de forma importante para “estimular o gosto e o prazer da leitura junto de crianças e jovens, com vista à consolidação de práticas de leitura contínuas e dinâmicas que lhe permitam uma maior apropriação da língua portuguesa”.
“Ler muito e bem, capacita qualquer cidadão a olhar o mundo com mais segurança”, como frisou fonte da organização, explicam que o concurso procurou “associar a leitura ao desenvolvimento de múltiplas literacias que enriquecem as pessoas como ‘cidadãos do Mundo’”.
Ao nível do primeiro ciclo, a obra escolhida foi “Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa”, da autoria de Maria Alberta Menéres e ilustração de Tiago Albuquerque. Foram distinguidas as performances de Ana José Barros e David Mota (AE Vila Verde), Bruno Silva e Rúben Rodrigues (AE Moure e Ribeira de Neiva), a par de menções honrosas para José Peixoto e Valentina Viana.
A obra “Luís Vaz de Camões – Um Poeta Genial”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Margarida Mouta, foi tratada ao nível do 2.º Ciclo. Distinguiram-se Matilde Moura (AE Moure e Ribeira de Neiva, Mariana Santa, Milene Araújo, Rúben Oliveira, Heloísa Santos e Mariana Costa.
“Barbi-Ruivo – O Meu Primeiro Camões”, assinada por Manuel Alegre e com ilustração de André Letria, cativou os alunos do 3.º Ciclo, em que saíram premiados Inês Barbosa, Juliana Dias, Luísa Gomes, Patrícia Coelho, Davi Mota e Telmo Costa.
Para o Ensino Secundário foi escolhido o livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”, de Isabel Rio Novo, em que se destacaram Leonor Ribeiro, Manuel Araújo, Mariana Cardoso, Rita Araújo, Daniela Gonçalves e Paulo Ferraz.
O concurso incluiu provas escritas e de palco, avaliadas por um júri constituído pela representante da RBE (Fernanda Freitas), por uma personalidade da área cultural (Arnaldo Varela de Sousa, professor da EPATV) e por uma escritora de literatura infanto-juvenil (Elisabete Brito).
A par de todos os agrupamentos de escolas, esta iniciativa envolveu ainda a divisão de Educação do Município de Vila Verde, a Rede Concelhia de Bibliotecas e várias centenas de crianças e professores. A jornada, cujo encerramento foi presidido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, contou com a colaboração do Projeto Expressar, que apresentou uma leitura encenada do conto “A maior flor do mundo”, de José Saramago.