EVENTOS (Vila Verde)

EVENTOS (Vila Verde) -

Vila Verde celebra Sá de Miranda ‘O poeta do Neiva’ nos próximos três dias

Aí está mais uma edição da Feira Quinhentista de Vila Verde, um evento que acontece ao longo de três dias, entre sexta-feira e domingo (23 a 25 de maio), com o objetivo central de homenagear o escritor Francisco Sá de Miranda, o conhecido “poeta do Neiva”, que viveu parte da sua vida na zona da Ribeira do Neiva.

No programa destacam-se a Ceia Quinhentista, já esta noite, o Cortejo Histórico (com dezenas de figurantes trajados a rigor) e espetáculos culturais.

«O objetivo é conseguir que Francisco Sá de Miranda seja conhecido por todos e trabalhar em grande proximidade com as escolas para darmos a conhecer um dos nossos maiores, uma figura notável que viveu em Vila Verde, que aqui produziu a maior e melhor parte da sua obra literária», destaca a presidente da Câmara, Júlia Fernandes. Esta celebração, segundo a autarca, «é uma forma de, com os mais novos, transmitir conhecimento e trabalhar a cultura e a literatura», permitindo que a obra de Sá de Miranda chegue a «todo o concelho. Por força do trabalho que é feito nas escolas, as crianças levam essa informação para casa e também as famílias ficam a conhecer o orgulho que é termos tido em Vila Verde este grande poeta», sublinhou Júlia Fernandes.

A Feira Quinhentista arrancou esta manhã, com a feira quinhentista de Moure e Ribeira do Neiva. A partir do fim da tarde, vai decorrer no centro de Vila Verde, onde funcionará o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época de Sá de Miranda, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época.

Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época fazem parte das atividades previstas para os três dias do evento.

Do programa destacam-se a ceia quinhentista (na sexta-feira à noite) e o cortejo histórico (no domingo à tarde), com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda, relevando a vida e obra do poeta.

«São excelentes motivos para vir a Vila Verde. Queremos dinamizar o território, mexer com a economia local e atrair mais gente», vinca a presidente da Câmara, Júlia Fernandes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE