VILA VERDE (Fundação do Concelho)

VILA VERDE (Fundação do Concelho) -

Vila Verde celebrou 169 anos da sua fundação e Júlia Fernandes reafirma aposta na mobilidade

Na noite em que se celebrou nos 169 anos da fundação do concelho de Vila Verde, a presidente de câmara, Júlia Fernandes, destacou a mobilidade como grande aposta para o futuro. Tendo a “pavimentação de estradas e caminhos” como “um investimento para melhorar a mobilidade”, Júlia Fernandes apontou que essa é uma das prioridades.

“O desenvolvimento (do concelho) destaca falhas como a mobilidade. Assim, a autarca promete “a construção do acesso ao parque industrial de Oleiros, bem como do eixo Norte-Sul, outra alternativa à Nacional 101”.

Colaboração das freguesias e entidades locais

Num “caminho difícil” de se fazer individualmente, Júlia Fernandes destaca o apoio de todas as entidades concelhias.

“Temos tido a imensa sorte de contar com uma enorme mobilização que nunca se cansa, as Juntas e Uniões de Freguesia”, começa.

Além disso, apontou os agrupamentos de escolas, as forças de segurança, os empreendedores e todas as associações e instituições.

Inovação como plano para desenvolver o concelho

Além de “olhar para o passado com orgulho”, a autarca aponta que é necessário “perspectivar o futuro”.

Assim, destaca como principais atuações municipais: “promover competitividade e criar emprego, fixando os jovens, o conhecimento e inovação, bem como o desenvolvimento tecnológico”. A presidente refere “as pessoas em primeiro lugar”.

Antes desta cerimónia, esteve em Vila de Rei a receber o Prémio de Concelho para Viver em Igualdade. Uma “feliz coincidência”, descreve a presidente.

A autarca refere que este é “um orgulho” destacando a igualdade de género e o combate à discriminação como preocupações municipais.

Este é “um dia muito significativo na nossa história como território unido, enquanto entidade municipal ativa e enquanto povo orgulhoso das suas raízes”, finalizou.

“Há 169 anos, foi criado o concelho de Vila Verde e, desde então, trilhamos a modernidade e progresso”, diz ainda.

Noite recheada de música

A noite contou com animação da Academia de Música de Vila Verde, Coro Sénior de Vila Verde e, ainda, da Orquestra Contraste da Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado.

Um dos pontos altos foi a homenagem a João Lobo, na forma de música, na voz de Margarida Silva, da Academia de Música. O advogado, político e escritor vilaverdense faleceu a 17 de Dezembro de 2021, com 70 anos de idade.

No final da cerimónia, foi partido o bolo e distribuído pelos presentes, depois de serem cantados os “Parabéns”.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE