A actuação do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz São Mamede, dois grupos que estão a festejar meio século de actividade, marcou as comemorações do 164º aniversário da fundação do concelho de Vila Verde, que decorreram esta quinta-feira à noite.
A efeméride serviu para valorizar as tradições locais, sobretudo o folclore, assim como os usos e costumes das gentes vilaverdenses e algumas das suas artes e ofícios, como a criação da loiça negra ou das telhas.
Nos discursos, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes, e o presidente da Câmara, António Vilela, enfatizaram a importância de olhar e valorizar o passado para exaltar a identidade vilaverdense.
«Este dia é um marco fundamental da nossa identidade colectiva. É um imperativo histórico, mas também um claro testemunho de que somos um povo com memória. É necessário reconhecer e valorizar o passado para poder compreender o presente e perspectivar o futuro», sublinhou Vilela.
A sessão comemorativa encerrou com o momento simbólico de cantar de parabéns e de corte do bolo de aniversário.
No domingo, dia 27 de Outubro, decorre na Igreja Paroquial de Vila Verde uma Missa de Acção de Graças do Dia do Concelho.