O programa Idade Maior, dinamizado em Vila Verde com o objetivo de promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas do concelho, implementou um serviço de teleassistência, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, para aquelas pessoas que se encontram sozinhas e isoladas.
“Este novo recurso visa enfrentar a solidão e proporcionar um suporte adicional a estas pessoas”, refere a autarquia.
Em comunicado, a Câmara de Vila Verde refere que a introdução do serviço de teleassistência “representa mais um avanço significativo” para o programa Idade Maior, tendo em conta que já este ano foi criada uma equipa de tele-assistência constituída por pessoas voluntárias, em parceria com a Estrutura Local de Voluntariado de Vila Verde.
“Estas pessoas voluntárias realizam contactos telefónicos, apoiando, desta forma, a equipa de acompanhamento domiciliário. Nesta fase do programa, o serviço de teleassistência vem proporcionar uma forma eficaz de monitorizar e apoiar este grupo mais vulnerável”, sublinha o município.
A equipa de acompanhamento domiciliário procura atender às necessidades específicas das situações de isolamento e risco na terceira idade, sempre em estreita articulação entre os vários parceiros do programa e as entidades do concelho.
“A colaboração entre a equipa da Cruz Vermelha Portuguesa, a Saúde, a GNR e a Câmara Municipal de Vila Verde resulta em intervenções mais eficazes, desde visitas regulares até a criação de atividades sociais e culturais. Estas parcerias estratégicas facilitam o acesso a serviços específicos, como transporte e a assistência domiciliária, contribuindo para que estas pessoas se sintam mais conectados e apoiados nas suas comunidades”, frisa o comunicado.
O município considera “crucial que a comunidade esteja atenta às necessidades das pessoas idosas e denuncie situações que possam colocá-los em risco”.
“Além dos canais normais de denúncia e para facilitar este processo, o Programa Idade Maior tem o site (http://idademaiorvilaverde.pt), onde os residentes podem reportar situações de isolamento, risco ou perigo. A participação ativa da comunidade é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas idosos do concelho”, conclui.
Os parceiros do programa Idade Maior são a Câmara Municipal de Vila Verde, o Centro Comunitário de Prado, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, o Centro de Saúde de Vila Verde – ACES Gerês-Cabreira, a GNR e a Proteção Civil Municipal.