Vila Verde duplica subsídio dos Bombeiros Voluntários para os 80 mil euros

A Câmara de Vila Verde aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, uma proposta para aumentar, para 80 mil euros anuais, o apoio monetário atribuído diretamente pela autarquia à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVV).

O documento que sustenta a proposta, subscrita pelo vereador Patrício Araújo, refere que “a importância da AHBVVV tem-se revelado fundamental em várias áreas de atuação sendo determinante em diversas situações de emergência, muito em particular no caso dos desastres naturais, os quais serão cada vez mais frequentes em razão das atuais alterações climáticas”.

O município destaca a capacidade de resposta a emergências, a prevenção e sensibilização, o apoio em casos de desastres naturais, a colaboração com outras entidades e a segurança em eventos públicos como algumas das áreas-chave de atuação dos Bombeiros.

“A sua dedicação, coragem e compromisso para com a comunidade fazem dos bombeiros voluntários um pilar indispensável na estrutura da Proteção Civil Municipal, cuja atividade garante a prevenção, a preparação, a resposta e a recuperação face ao conjunto diversificado de riscos coletivos naturais e tecnológicos, tais como sismos, movimentos de vertente e desabamento de terras, tempestades, inundações, secas e os acidentes biológicos, químicos ou industriais, bem como a prevenção e o combate aos incêndios rurais e urbanos”, acrescenta a proposta levada a reunião de Câmara.

A autarquia liderada por Júlia Fernandes assegura que pretende contribuir para uma “melhoria contínua da eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro, através da adoção de um vasto conjunto de medidas entre as quais se contam o apoio monetário direto de modo a incrementar e melhorar a capacidade de preparação dos bombeiros para fazerem face aos riscos”.

Assim, o executivo municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro no montante de 80 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, “a serem pagos em duas prestações no decurso dos meses de abril e setembro de 2025, como forma de apoiar as ações de prestação de proteção e socorro” à população.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais