O candidato do PS à Câmara de Vila Verde, Filipe Silva, defende que o município deve implementar um Orçamento Participativo que permita “devolver o IRS aos vilaverdenses”.
“Com o PS de Vila Verde, o povo é quem mais ordena!. É com este mote que Filipe Silva anuncia uma iniciativa sem precedentes no concelho: a devolução à população dos 5% do IRS que a Câmara Municipal arrecada anualmente – cerca de 1,7 milhões de euros – através de um Orçamento Participativo”, refere o candidato, em comunicado.
O PS de Vila Verde “compromete-se a devolver aos vilaverdenses não só uma fatia do seu rendimento, mas também o poder de decidir como esse dinheiro deve ser investido”. “Vinte e oito longos anos depois, chegou o momento de mudar”, acentua o partido, que quer passar “da palavra à ação”.
PROGRAMA ABERTO
De acordo com a candidatura socialista, “o processo arranca desde já, com a abertura à participação cívica na elaboração do programa eleitoral. Todos os cidadãos são convidados a apresentar as suas ideias e propostas através do site psvilaverde.pt”.
“Após a receção das propostas, será realizada uma análise técnica rigorosa, com o objetivo de garantir o cumprimento dos requisitos definidos, assegurar a viabilidade das propostas e transformá-las em projetos concretos – com calendário de execução, estimativa de custos e enquadramento legal”, explica.
O PS afirma que “as propostas validadas serão posteriormente submetidas a votação online, sendo as mais votadas integradas no programa eleitoral do PS Vila Verde e implementadas caso o partido vença as próximas eleições autárquicas”.
“Este é um passo firme rumo a uma democracia participativa, transparente e centrada nas pessoas. Está na hora de devolver aos vilaverdenses o poder de controlar o seu próprio destino”, conclui a candidatura encabeçada por Filipe Silva.