A Câmara de Vila Verde inaugurou, esta quarta-feira, o percurso pedonal e ciclável entre a zona de lazer do Mirante (Soutelo) e a praia fluvial do Faial (Vila de Prado), que se enquadra na Ecovia do Cávado e Homem.
De acordo com a presidente da autarquia vilaverdense, Júlia Fernandes, com esta obra, o município finalizou os dois troços programados no projecto que une os seis municípios do Cávado e que pretende ligar o mar à serra, criando uma ecovia entre Esposende e Terras de Bouro.
Este segundo troço, de cerca de 2,5 quilómetros, representa um investimento de cerca de 978 mil euros, com comparticipação de 297 mil euros de fundos europeus, sendo o restante assumido pelo orçamento municipal. O percurso junta-se a outro, de extensão semelhante, que faz a ligação do Mirante a Porto Carrero, em Soutelo.
No discurso durante a cerimónia de inauguração, Júlia Fernandes disse que a autarquia pretende estabelecer agora novas ligações dentro do seu território, nomeadamente com o prolongamento desde a praia fluvial do Faial até à ponte de Prado e daí até à zona de lazer do Gaião, em Cabanelas, já no limite com Barcelos, assim como a extensão para Norte, a partir de Porto Carrero.
“Queremos que essas novas ligações sejam realidade e procuraremos formas de financiamento através do novo quadro comunitário”, realçou a presidente da Câmara de Vila Verde, respondendo a um repto deixado instantes antes pelo presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.
“São escassos 1.600 metros que nos separam deste local [praia do Faial] até à pista de pesca. Todos devemos incentivar meios de mobilidade suave, que deve ser um desígnio das populações e, ao mesmo tempo, uma necessidade contra a poluição ambiental”, sublinhou o autarca pradense.
Essa foi também uma ideia deixada pelo presidente da Junta de Freguesia de Soutelo. “Esta é uma obra determinante para Soutelo, que vai permitir fazer a aproximação das pessoas à natureza e fortalecer o elo com os recursos naturais”, garantiu João Silva.
ATRACÇÃO TURÍSTICA
Para Júlia Fernandes, a execução da ecovia permite dar um “impulso muito importante ao processo de valorização do território” e funciona como “factor de atracção turística”, atraindo visitantes ao concelho.
“Até hoje ainda não tinha sido inaugurada e já eram muitos os relatos de pessoas, vilaverdenses e não só, que por aqui passavam e desfrutavam deste percurso junto ao Rio Cávado”, enfatizou a edil vilaverdense.
A Ecovia do Cávado e Homem desenvolve-se ao longo dos concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. Compreende a Ecovia do Rio Cávado, com 55 quilómetros de extensão, e a Ecovia do Rio Homem, com uma extensão de 20 quilómetros.
A inauguração desta quarta-feira, realizada junto à praia fluvial do Faial, integrou momentos musicais a cargo da Escola de Música da Vila de Prado e dos alunos das escolas de Prado e de Soutelo. Os alunos fizeram, aliás, a caminhada inaugural até à zona de lazer do Mirante.