A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou, esta segunda-feira, a adjudicação de um conjunto de obras para alargamento da rede de saneamento em mais de 12,5 quilómetros de extensão. Com um valor global superior a um milhão de euros, o investimento abrange diversas freguesias do concelho.
A presidente da autarquia, Júlia Fernandes, adiantou que ao longo deste ano prevê concretizar “mais um forte investimento na rede de tratamento de águas residuais”, sublinando que serão lançados novos concursos públicos, a que acrescem obras a levar a cabo pelas equipas municipais e em colaboração com as Juntas de Freguesia.
Júlia Fernandes assumiu o esforço do Município para “prosseguir o reforço, aumento e melhoria da rede de saneamento básico no concelho, tendo em conta a importância estratégica do serviço para a alavancagem dos níveis de qualidade de vida e de bem-estar da população, assim como a atratividade do território”.
A autarca disse que os condicionalismos impostos pela dispersão do povoamento do concelho e a geomorfologia irregular do território impõem “um esforço acrescido em termos financeiros e de recursos”, mas salvaguardou a “defesa da universalização do acesso ao serviço” de saneamento básico e tendo em vista a preservação do meio ambiente e da mais-valia do património natural que carateriza o território concelhio.
A intervenção aprovada na reunião do executivo aguarda apenas o aval do Tribunal de Contas e tem um prazo de execução de seis meses. A autarca acrescentou que o orçamento municipal deste ano consagra um financiamento global superior a 4,2 milhões de euros para obras de alargamento da rede do sistema de tratamento de águas residuais no concelho.
VÁRIAS FREGUESIAS
No âmbito do concurso público, com valor total superior a um milhão de euros, as obras de saneamento estão divididas em cinco lotes e foram adjudicadas três empresas diferentes: ProdigiPadrão, Bruno Barbosa Araújo e Marijobel.
O primeiro lote, no valor de 175 mil euros, abrange as freguesias de Moure, Marrancos, Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, numa extensão de aproximadamente 2,2 quilómetros.
O lote 2 foi adjudicado por 242 mil euros, para obras de saneamento em Cervães, Cabanelas, Oleiros, Soutelo, Turiz e Vila Verde, numa extensão prevista de 2.728,96 metros.
O lote três, que representa um investimento de 236 mil euros, incide sobre Loureira, Gême, Sabariz, Lanhas e Sande, totalizando uma extensão de 2.648,38 metros.
No lote quatro, que custa 154.773 euros, reporta-se a intervenções em Gondiães, Dossãos, Pico S. Cristóvão, Pedregais e Azões, garantindo mais quase dois quilómetros de rede.
Por último, o lote cinco vai representar mais cerca de três quilómetros na rede de saneamento, com um valor de quase 219 mil euros de investimento e que abarca Carreiras S. Miguel, Lage e Freiriz.