Cerca de 200 crianças e jovens participam, no próximo sábado, em Vila Verde, no FIT – Festival Infanto-Juvenil de Teatro. Várias peças de teatro vão ser interpretadas ao longo do dia, no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
Mais de uma dezena de crianças de jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho vão subir ao palco, assim como grupos de jovens atores vindos de Braga, de Ponte da Barca, da Póvoa de Varzim e também do concelho galego de Rianxo.
A iniciativa, com início agendado para as 10h00 de sábado, é organizada pelo Projeto Expressar, com o apoio do município de Vila Verde e o envolvimento diversas juntas de freguesia, associações, escolas e outras instituições.
Vão ser interpretadas peças como Os seis porquinhos em rima, Branca de Neve e os anões, Em busca do sono perdido, O Rei vai nu, A nova roupa do rei, A Casinha de Chocolate, Capuchinho Vermelho, Cinderela, Era uma vez um País, Quem roubou os brigadeiros, Agora sou eu a falar, A princesa e o sal, O sequestro na fábrica de brinquedos e também O Auto da barca do inferno.
No palco vão estar grupos de jardins de infância de Turiz, Oriz, Sabariz, Esqueiros, Barbudo e Centro Escolar de Vila Verde. Ao elenco pertencem ainda grupos de teatro do ATL da Casa do Povo de Vila Verde, da EB1 Monsenhor Elísio Araújo e dos centros escolares de Prado e Soutelo.
O vasto de atores vem ainda de grupos de teatro das juntas de freguesia de Vila Verde e Barbudo e de Prado, das Oficinas do Projeto Expressar, assim como do Teatro da Varazim – Tura Mini (Póvoa do Varzim), o Grupo de Teatro de S. Victor (Braga) e o grupo da Escola de Teatro Airiños (do concelho galego de Rianxo).
O Projeto Expressar é uma associação cultural para a produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados no teatro, tendo como objetivo proporcionar às crianças e aos jovens o acesso à participação cultural.
Desde a sua criação, em 2003, tem vindo a criar diversos projetos pedagógicos, produções artísticas e eventos culturais, com entidades públicas e privadas, como é o caso do FIT – Festival Infanto-Juvenil de Teatro de Vila Verde.
Juntamente com o Município de Vila Verde, estão envolvidas no projeto entidades como o Gabinete para a Infância e Famílias (GIF), a Escola Profissional Amar Terra Verde, os Agrupamentos de Escolas de Vila Verde e Prado, a Casa do Povo de Vila Verde e as juntas de freguesia de Vila Verde e Barbudo, Vila de Prado, Soutelo, Oriz e UF Esqueiros, Nevogilde e Travassós, assim como a autarquia de S. Victor (Braga).