Um conjunto de entidades públicas e privadas do concelho de Vila Verde – entre as quais o ‘Jornal O Vilaverdense’ – aderiram à Campanha de Prevenção de Acidentes com tratores e manuseamento de máquinas Agrícolas. É uma iniciativa colaborativa que conta com diversas entidades organizadoras e vários parceiros dedicados «a aumentar a consciência sobre a prevenção de acidentes com tratores e máquinas agrícolas.
A campanha contará com diversas campanhas de sensibilização, folhetos informativos, cartazes, spots na rádio Voz do Neiva e notícias nos jornais locais.
«Visa informar, sensibilizar e motivar os/as agricultores/as a adotar práticas mais seguras», avançam os promotores.
Nesse sentido, no âmbito da festa das colheitas de Vila Verde, vai estar simulado um acidente com máquina agrícola, de forma a consciencializar para a importância da segurança no manuseamento de máquinas agrícolas.
Os folhetos informativos detalham práticas de segurança essenciais, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), a importância da manutenção e operação de máquinas e as medidas para evitar acidentes com tratores.
Estes folhetos serão distribuídos em pontos estratégicos na Festa das Colheitas e poderão ser um guia prático para agricultores/as e trabalhadores/as agrícolas.
Os cartazes da campanha apresentam mensagens poderosas e impactantes. “A sua família espera por si de volta a casa!”, “Pense duas vezes, aja com segurança” e “Nunca subestime os riscos!” são alguns dos slogans que pretendem inspirar a reflexão sobre a importância de operar máquinas agrícolas com responsabilidade.
Os cartazes serão exibidos em locais visíveis no espaço da Festa das Colheitas.
A mensagem de segurança será amplificada pelos órgãos de comunicação social locais.
Esta campanha visa «não apenas informar, mas também envolver todas as pessoas ligadas à atividade agrícola e desta forma, promover uma cultura de segurança e proporcionar oportunidades para esclarecimento de dúvidas junto das entidades organizadoras presentes no evento».
A organização está a cargo da câmara municipal de Vila Verde, GNR, Gabinete Técnico de Vila Verde/Associação Ruverde, ATAHCA e CAVIVER.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM