A Câmara de Vila Verde aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o lançamento de um concurso público no valor superior a 3,4 milhões de euros para a pavimentação de um conjunto alargado de estradas em freguesias de todo o concelho.
Na reunião do executivo, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, explicou que o objetivo é “concretizar, de forma célere e estruturada, a melhoria de um amplo leque de vias de comunicação no interior das freguesias e do concelho”.
O concurso congrega um total de 70 arruamentos, que somam cerca de 28 quilómetros lineares, implicando o alcatroamento de quase 16 hectares em área. Esta intervenção abrange tanto áreas mais urbanas como localidades mais rurais.
Júlia Fernandes justificou a operação face à “necessidade e urgência” em requalificar estradas que se encontram com “pavimentos danificados sobretudo pelas obras de instalação de redes de saneamento e de abastecimento de água, gás e telecomunicações”.
“É uma intervenção que se reveste de grande importância para reforçar a atratividade do território e assegurar mais segurança, conforto e melhores condições de vida às nossas populações”, apontou a autarca.
No âmbito do plano de requalificação das vias de comunicação do concelho, Júlia Fernandes deixou ainda nota que, “além das pavimentações deste concurso, prosseguem os trabalhos das equipas do município no asfaltamento e reparação de estradas nas freguesias”.
A par das obras para ampliação da rede de saneamento e outras infraestruturas, que “têm decorrido a grande ritmo no concelho”, as condições climatéricas e a ocorrência de períodos de pluviosidade mais intensa contribuíram também para agravar o desgaste dos pavimentos das estradas.
O concurso está organizado em nove lotes, pelos quais se distribuem as intervenções previstas. De acordo com o regulamento, a cada concorrente só poderá ser adjudicado um máximo de três lotes, de forma a promover maior capacidade de execução, celeridade e participação de empresas em regime de concorrência.
Tendo em conta o cumprimento dos prazos legais, as pavimentações – com previsões de execução entre três a quatro meses – deverão ficar concluídas entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2025.