EVENTO

EVENTO -

Vila Verde lança Feira de Ciência & Tecnologia com ‘soluções da Natureza para águas contaminadas’

A “aplicação de soluções baseadas na Natureza para o tratamento de águas contaminadas” marca na próxima terça-feira o arranque da sexta edição da Feira de Ciência & Tecnologia, cujo programa de iniciativas se estende até 09 de julho, sob organização da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde.

A investigadora Patrícia Gomes, do Instituto de Ciências da Terra da Universidade do Minho e da spin-off PhytoClean, vai conduzir a palestra agendada para as 10h30, na terça-feira, na Escola Básica de Prado e que poderá ser acompanhada online.

A 6ª Feira de Ciência & Tecnologia conta com a participação ativa dos agrupamentos de escolas de Prado, Moure e Ribeira do Neiva e Vila Verde, da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amara Terra Verde. Visa promover a cultura científica e tecnológica, envolvendo escolas, comunidade e entidades.

O programa desta edição tem como novidade um momento dirigido à população sénior com a iniciativa “Ciência e Tecnologia: Encontros Interativos com seniores”, a par do 2º Congresso de Ciência e Tecnologia com o tema genérico “Biotecnologia: Perspetivas e Aplicações no Dia a Dia”, com a participação de Simão Soares, presidente da P-Bio, Maria de Jesus Fernandes, bastonária da Ordem dos Biólogos, Miguel Rocha, professor e cientista líder do grupo de investigação BISBI, do Centro de Engenharia Biológica da UMinho, Renato Henriques, professor e investigador do Instituto de Ciências da Terra da UMinho.

O 2º Congresso de Ciência e Tecnologia, que terá lugar no dia 9 de julho e encerrará a programação desta edição, irá focar-se na ciência e tecnologia, mas também na educação, contando com o apoio do Centro de Formação do Alto Cávado.

Para além da palestra “Do pensamento à concretização – Aplicação de soluções baseadas na Natureza no tratamento de águas contaminadas”, terça-feira, na Escola Básica de Prado, estão previstas várias iniciativas já em fevereiro.

No dia 13 de fevereiro, Cristina Machado, do Parque Nacional da Peneda-Gerês, estará na Escola Básica de Moure, com o tema “A biodiversidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A terceira palestra, no dia 26 fevereiro, com o tema “A Biodiversidade que nos alimenta”, contará com a investigadora Ana Barata, do Banco Português de Germoplasma Vegetal, INIAV.

“Morcegos: da Floresta à Cidade – Adaptações e Desafios”, será o tema da palestra de 14 março, na Escola Básica de Vila Verde, com a bióloga Virgínia Duro.

“Fotos com histórias”, será a última palestra, a realizar na Escola Profissional Amar Terra Verde, no dia 3 de abril, com o fotógrafo de Natureza João Ferreira.

No dia 7 maio, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, decorrerá a “Mostra de Projetos”, com a exposição de projetos de ciência e tecnologia e Curtas-Metragens da “Extensão do Braga Science Film Fest”.

A caminhada ambiental “Trilho Eco Lobo |- Eco-Trilho da Escola Básica de Vila de Verde”, terá lugar no dia 28 de maio, com o acompanhamento científico do investigador Francisco Álvares e da técnica de campo Marta Oliveira, do BIOPOLIS-CIBIO, projeto LIFE WILD WOLF.

É um programa que se estende ao longo do tempo, com participação presencial e online, que permite a interação com investigadores, cientistas e especialistas, espalhando ciência e conhecimento na expectativa de melhorar competências de todos os envolvidos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE