Marta Pereira, uma jovem licenciada em gestão e pós-graduada em contabilidade, de 24 anos, lidera o movimento independente ‘Escariz Com Vida’ à liderança da junta de freguesia da União de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, Vila Verde.
«Nasce da vontade genuína de fazer mais e melhor pela nossa terra», refere, na sua primeira comunicação oficial à população local.
Diz que avança «com um profundo sentido de responsabilidade», reunindo uma equipa «guiada pelos valores de verdade, transparência, humildade, competência e inclusão. Assumimos o compromisso firme de trabalhar por Escariz e pelas suas gentes. Sem exceções, sem influências externas e sem discriminação».
Na mesma comunicação, declara que lidera um projeto «independente, sólido e realista, cuidadosamente idealizado para responder, de forma eficaz e concreta, às verdadeiras necessidades de quem vive em Escariz». Aliás, afirma que é um projeto «centrado no presente, com olhos no futuro».
Define como linha estratégica «uma freguesia mais viva, ativa e participativa, onde cada cidadão se sinta ouvido, respeitado e representado. Um lugar onde os jovens têm espaço para crescer, os seniores são valorizados e as famílias encontram o apoio necessário para viver com melhor qualidade de vida».
Nesse sentido, garante que acredita numa Junta de Freguesia «próxima das pessoas, transparente nas decisões e eficaz na resolução de problemas. Acreditamos na força das ideias, no valor da escuta ativa e no poder da união em torno de objetivos comuns».
Esclarece, para tal, que não representam «partidos políticos ou interesses individuais. Representamos pessoas. Recusamos discursos vazios e convenientes. Preferimos a seriedade do trabalho e a responsabilidade da ação».
Assim, afirma que os objetivos «são claros: devolver vitalidade, dinamismo e proximidade à nossa terra. Escariz tem alma rural, identidade própria e uma comunidade que merece ser cuidada, valorizada e respeitada».
Vai a eleições porque ambiciona «ver a nossa freguesia repleta de vida, energia e esperança renovada, construindo um futuro sobre bases sólidas e sustentáveis».



