O II Encontro Nacional PROVE 3C, marcado para os dias 20 e 21 de maio, vai decorrer no território do Cávado, nomeadamente nos concelhos de Vila Verde, Amares e Braga.
Esta é uma iniciativa que pretende reunir produtores, consumidores e técnicos de várias regiões do país sobre a temática dos circuitos curtos agroalimentares, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes.
A organização deste encontro está a cargo da ATAHCA e o programa prevê no dia 20 a visita a explorações agrícolas em Amares e Braga, que integram a Rede PROVE, onde serão ministradas oficinas práticas sobre temas ligados à conservação de sementes, à agricultura sustentável, como a identificação de insetos úteis, as boas práticas de colheita, pós-colheita e distribuição de produtos hortofrutícolas.
A sessão inaugural, dia 20 de Maio, decorre em Vila Verde, na sede da ATAHCA, onde será realizada uma oficina de sementes, com a colaboração do Banco Português de Germoplasma Vegetal/INIAV e um Show cooking PNAES ATAHCA “Cávado…com sabor”.
No dia 21, durante a manhã, as atividades irão decorrer no auditório de Caldelas e englobam palestras sobre o sistema HACCP na produção e comercialização hortofrutícola, como cuidar da Saúde do Solo e a Implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.
Estas oficinas e palestras contam com a colaboração de docentes da Universidade Católica do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Escola Superior Agrária de Coimbra.
ovilaverdense@gmail.com