Vinte e nove escolas e jardins de infância do concelho de Vila Verde receberam a bandeira “Escola + Verde”, que distingue os estabelecimentos escolares pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano lectivo para a defesa e promoção do ambiente.
Na entrega de bandeiras, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, congratulou-se pelo aumento do número de escolas distinguidas e pelo “reconhecido sucesso” dos projectos que envolvem cada vez mais comunidades escolares.
“É um trabalho extraordinário que vem sendo desenvolvido nos últimos anos nas nossas escolas, tendo em vista a construção de um futuro mais sustentável para todos”, enalteceu a autarca, num périplo pelas escolas do concelho que contou também com a participação dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.
Júlia Fernandes destacou o “impacto social do projecto “Escola + Verde”, salientando a missão das novas gerações no seio das comunidades, e sobretudo junto dos familiares, para a adoção de comportamentos responsáveis na preservação da natureza, seja alterando hábitos de consumo que geram desperdício, seja no tratamento e na separação dos resíduos, ou mesmo ao nível da poupança energética.
Os resíduos, a água, a energia, os transportes, o ruído, a alimentação saudável, os espaços exteriores e a biodiversidade foram temas que serviram de base à implementação das atividades. A diversidade e a originalidade destas atividades, desenvolvidas no decurso dos últimos anos, constituem o “enorme êxito” do projeto “Escola + Verde”.
ESTABELECIMENTOS PREMIADOS
Depois de no ano passado ter sido contemplado com um total de 26 bandeiras “Escola + Verde”, o concelho de Vila Verde viu distinguidos, no final deste ano lectivo, 29 escolas do primeiro ciclo e jardins de infância.
Com o galardão de excelente foram distinguidas as EB de Freiriz, Lage, Oleiros, Monsenhor Elísio Araújo, Vila Verde nº2 e Oriz S. Miguel, as EB/JI Parada de Gatim, Cervães e Sande, e os JI de Marrancos, Pedregais, Oleiros e Gême.
Foram premiados ainda pelo bom desempenho ambiental o Colégio Dom João de Aboim, as EB de Moure e Ribeira do Neiva, EB Ribeira do Neiva, Cabanelas, Prado nº1, Atães, Barbudo, Lanhas, Soutelo e Turiz, a EB/JI de Esqueiros e os JI de Carreiras Saniago, Devesa – Duas Igrejas, Moure, Atães e Sabariz.
Com o diploma de escola com maior Poupança de Água do Concelho foi distinguido o JI de Sabariz. O JI de Cervães recebeu o diploma de maior Poupança Energética, enquanto o JI de Marrancos sobressaiu pela maior quantidade de Tampinhas recolhidas.
O objectivo do “Escola + Verde” é promover a sensibilização da comunidade escolar e a melhoria da qualidade ambiental dos espaços onde o estabelecimento está inserido.
Nos critérios de avaliação, são ponderadas as actividades de sensibilização e de educação ambiental no âmbito do projecto, o envolvimento gerado em torno das acções desenvolvidas, assim como a participação no desafio lançado para a construção de elementos com materiais de desperdício que deram origem à “Quinta da RE-Descoberta”, cujo resultado está exposto no edifício dos Paços do Concelho.
Para avaliação dos projectos é ainda efectuada uma auditoria ambiental que define indicadores de funcionamento geral “ecológico” do estabelecimento escolar, além de ser levada em conta a recolha de “tampinhas”.
ovilaverdense@gmail.com