DE AGOSTO A NOVEMBRO:  Vila Verde promove «a maior Rota das Colheitas de sempre»

DE AGOSTO A NOVEMBRO:
Vila Verde promove «a maior Rota das Colheitas de sempre»

Quatro meses de duração, 41 iniciativas, participação de 26 Freguesias e Uniões de Freguesias e 100 parceiros. São estes os números que fazem com que a edição deste ano da Rota das Colheitas seja a «maior de sempre».

O programa da Rota das Colheitas, que este ano comemora uma década, foi apresentado esta manhã em conferência de impressa, arranca no primeiro fim-de-semana de Agosto, nas Freguesias de Freiriz, com a animação tradicional e gastronómica, e Pico de Regalados, com as noites temáticas, seguindo-se o X Arraial do Melão Casca de Carvalho, em Soutelo.

PUBLICIDADE

«Este é um programa muito dinâmico que pode incorporar outras iniciativas ao logo destes quatro meses. Em números são 10 as práticas agrícolas: três feiras agrícolas, cinco festas das colheiras e arraiais, onde está incorporada a Festa das Colheitas, que este ano se realizada de 9 a 13 de Outubro. Onze iniciativas gastronómicas, seis eventos culturais, seis atividades de desporto e natureza e 26 Freguesias e Uniões de Freguesias envolvidas neste evento. Ou seja, praticamente todo o nosso território está a ficar coberto pela rota das colheitas», explicou a vereadora Júlia Fernandes.

NOVIDADES

A edição deste ano conta com algumas novidades como as entradas das Freguesias de Atiães onde se vai realizar uma desfolhada, uma sardinhada, sopas de cavalo cansado. A região do Vade vai assumir a parte das vindimas e das pisadas das uvas e a União de Freguesia de Sande, Barros e Gomide vai ter uma actividade da azeitona tradicional.

«Vamos ter um conjunto de actividades onde os turistas podem colocar a «mão na massa», acrescentou a Vereadora.

FESTA DAS COLHEITAS DE 09 A 13 DE OUTUBRO

A Festas das Colheitas, considerada a “festa rainha” da Rota das Colheitas, vai realizar-se no segundo fim-de-semana de Outubro, devido às eleições legislativas.

«Vila Verde vive e revive tradições seculares em áreas muito diversas como a gastronomia o folclore, música, a valorização dos espaços naturais. Com a colaboração de muitas instituições e juntas e o empenho da população em geral temos um cartaz de atracão turista para todo o verão e uma oportunidade para os nossos produtores apresentaram os seus produtos», disse o Presidente da Câmara de Vila Verde António Vilela.

Com António Valdemar

Notícia completa na edição de Agosto do jornal OVilaverdense.