DESTAQUE

DESTAQUE -

Vila Verde promove festival e acesso gratuito às piscinas para assinalar Dia Mundial da Juventude

A Câmara de Vila Verde vai assinalar de forma especial o Dia Mundial da Juventude, promovendo um programa de animação que arranca na tarde desta sexta-feira e se prolonga até sábado.

Um Festival da Juventude promete nove horas de diversão e música que decorrerão a partir das 17h00 de sexta-feira, na Praça de Santo António, no centro de Vila Verde, sob organização de jovens vilaverdenses, com o apoio do Município.

A festa vai ainda incluir a apresentação oficial da equipa de futebol do Lank Vilaverdense FC, que nesta época disputa pela primeira vez o campeonato da II Liga. O plantel, com equipa técnica e dirigentes, vai subir ao palco a partir das 21h00, num evento que servirá também para a Câmara Municipal prestar publicamente homenagem pelo feito do clube na época passada.

No sábado, Dia Mundial da Juventude, o Município assegura aos jovens, com idades até aos 35 anos, o acesso gratuito às piscinas municipais de Vila Verde e da Ribeira do Neiva, para onde estão igualmente previstas ações de animação direccionadas para os mais jovens.

A programação estende-se à noite de sábado, com o Festival Folclórico do Emigrante, que volta ao palco da Praça de Santo António, numa organização do Rancho Típico e Infantil de Vila Verde.

A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, assinala a comemoração do Dia Mundial da Juventude como “uma oportunidade para reforçar a importância dos jovens para o sucesso das políticas e estratégias de valorização social e desenvolvimento sustentável, sempre numa perspetiva de interação geracional”.

“Não só precisamos de contar com os jovens como temos de assegurar os recursos e ferramentas para que possam concretizar os seus objetivos e expectativas de vida, assim como a mais-valia que de facto representam para o progresso social”, aponta Júlia Rodrigues Fernandes, justificando também a adesão de Vila Verde à Rede de Municípios Amigos da Juventude.

APOSTA NA JUVENTUDE

A autarca frisa medidas concretas que comprovam a aposta do Município na valorização dos jovens. Além do investimento na educação, incluindo o ensino universitário e profissional, destaca os programas de apoio especial para jovens no acesso à habitação, ao empreendedorismo e ao emprego.

Os jovens têm acesso a benefícios fiscais à habitação e à reabilitação urbana, assim como isenções e benefícios fiscais para construção, requalificação ou aquisição de habitação própria no concelho.

O Município de Vila Verde assegura ainda a majoração de apoios e incentivos para promotores de investimento com idade igual ou inferior a 40 anos.

“A alavancagem da nossa economia passa pelo apoio a ecossistemas empresariais potenciadores da inovação, das mais-valias locais e da criação de emprego jovem. Isso é determinante para fixar os jovens nas suas freguesias de origem e suscitar dinâmicas para um crescimento harmonioso em todo o território”, sustenta a presidente da Câmara.

Ao nível da educação, a autarca lembra os investimentos na “contínua melhoria de excelência da educação”, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tendo ainda ampliado a oferta educativa no concelho ao ensino superior, com o polo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) a funcionar em Soutelo e a instituição de bolsas para os alunos que frequentam o ensino superior.

Contextualizando o reconhecimento da FNAJ-Federação Nacional das Associações Juvenis, salienta ainda as iniciativas direcionadas para as novas gerações, como a Bienal Internacional da Arte Jovem, o concurso internacionalo de jovens criadores de moda, o Vale + Nascer Vilaverdense, o plano de ação integrado no reconhecimento como “Município Amigo das Crianças” pela UNICEF e a criação do GIF-Gabinete de Apoio à Infância e à Família.

“Na construção de um futuro cada vez melhor para todos e todas, contamos com a força da nossa juventude, com o seu dinamismo e irreverência, com a sua vontade de construir um concelho cada vez mais justo, desenvolvido, solidário e inclusivo”, assume Júlia Rodrigues Fernandes.

REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude apresenta-se como plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar e promover a participação jovem.

Criada no final do ano de 2020 pela FNAJ, esta plataforma tem garantido o acesso a todos os municípios que demonstrem “a vontade de serem maiores e melhores amigos da juventude”.

As políticas de Juventude devem ser encaradas e despoletadas pelo Município através de um processo de cocriação, coprodução e cogestão entre os jovens (e as suas organizações) e a autarquia, num equilíbrio que preserve a iniciativa jovem e as determinações dos agentes políticos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE