AMBIENTE

AMBIENTE -

Vila Verde quer população “empenhada e vigilante” na defesa da floresta e do meio ambiente

A Câmara Municipal de Vila Verde assinalou, esta terça-feira, o Dia Mundial da Árvore e da Poesia com a realização de um programa com diversas actividades que envolveu as comunidades escolares do concelho e diferentes serviços municipais ligados ao ambiente e à protecção civil.

No monte de S. Frutuoso, fortemente castigado por incêndios no Verão passado, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, sublinhou o apelo a uma postura de “alerta e vigilância que deve mobilizar toda a população em defesa das árvores e da floresta, da natureza e do meio ambiente onde vivemos”.

“O objectivo é que o nosso concelho seja o mais verde possível. Para isso, é fundamental estarmos todos mais vigilantes e conscientes da responsabilidade que temos para proteger este espaço e este planeta, porque não temos outro onde viver”, desafiou a autarca.

Júlia Fernandes lamentou os efeitos nefastos dos incêndios, contrapondo com a esperança no contributo da nova geração de jovens e alunos do projeto Eco-Escolas.

PLANTAÇÃO DE ÁRVORES

No monte de S. Frutuoso, nas localidades de Ponte S. Vicente e Sande, alunos da Escola Básica 2,3 de Vila Verde fizeram uma declamação de poesia, a que se seguiu uma plantação de pinheiros, envolvendo também autarcas e serviços municipais.

Os alunos deslocaram-se ainda à Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, onde usaram as árvores decorativas para exporem os seus poemas.

A jornada incluiu ainda a visualização do filme ‘Água nas Guelras’, de Marco Schiavon, que decorreu na Casa do Conhecimento, com alunos do Colégio Dom João de Aboim e da Escola Profissional Terra Verde.

Os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo sublinharam a importância da iniciativa para a sensibilização das novas gerações e da população em geral, tendo em vista a preservação e valorização da natureza, com impacto “cada vez mais decisivo” na qualidade de vida das pessoas.

Na Escola Secundária de Vila Verde, o dia foi assinalado com a realização da palestra “Alterações Climáticas – Novos Desafios de Proteção Civil’, num espaço de reflexão de debate que contou com a dinamização do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE