AMBIENTE

AMBIENTE -

Vila Verde reforça verbas para limpeza de espaços públicos nas freguesias

A Câmara Municipal de Vila Verde vai reforçar as verbas a transferir para as juntas de freguesia, como apoio para suportar as despesas com a limpeza de espaços públicos, anunciou a autarquia.

Em comunicado, o Município refere que «o aumento global é superior a 26 por cento, passando dos actuais cerca de um milhão de euros para 1.268.342 euros».

No texto, a presidente do Município, Júlia Fernandes, justifica que «o reforço das verbas visa assegurar as melhores condições para a gestão e manutenção dos espaços públicos e corresponder ao esforço das juntas de freguesia na execução de um trabalho com importante impacto nas comunidades locais».

A autarca acrescenta que «a medida procura, por outro lado, responder à necessidade de cobrir o aumento de custos nas operações de limpeza e que se tem verificado, de forma particular, ao nível de combustíveis e utilização de máquinas».

Nesse enquadramento, a Câmara Municipal actualizou as verbas a atribuir a cada freguesia ou união de freguesias, passando a limpeza de vias de comunicação a ser apoiada com 500 euros por quilómetro de extensão (o que representa um acréscimo de 25%, comparativamente aos actuais 400€/km). No que toca à limpeza de espaços verdes, a verba passa dos atuais de 1,10 euros por metro quadrado para 1,30 euros/m2.

Com efeito a partir de Janeiro de 2023, a medida passará também a abranger a limpeza e manutenção de todas as zonas de lazer ribeirinhas do concelho, que foram transferidas para as respetivas Juntas, com a atribuição de um valor fixo para essa tarefa consoante a área em causa.

A atualização das verbas para «gestão e manutenção de espaços vedes e a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros» vai ser sujeita à apreciação da Assembleia Municipal agendada para esta segunda-feira.

Na mesma sessão ordinária serão igualmente apreciadas deliberações do executivo camarário relativas à autorização de repartição de encargos e assunção de compromissos plurianuais, respeitante ao projeto Cantinas Escolares para o próximo ano letivo, assim como para as intervenções de ampliação/reforço da Estação de Captação e Tratamento de Água do Rio Homem e obra do troço Faial-Mirante da Ecovia do Rio Cávado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE