SAÚDE (Vila Verde)

SAÚDE (Vila Verde) -

Vila Verde renova projeto social ‘Dentivida’ para promoção da saúde oral

Vila Verde mantém o projeto ‘Dentivida’, de apoio a famílias carenciadas conta com solidariedade dos médicos dentistas e protésicos . Os parceiros privado e a autarquia acabam de anunciar a manutenção da cooperação no âmbito desta «iniciativa de cariz social e inovadora, com o objetivo de assegurar melhor saúde oral aos cidadãos vilaverdenses com menores recursos socioeconómicos».

Em reunião realizada na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, o vice-presidente da Câmara de Vila Verde, Manuel Lopes, agradeceu o envolvimento e o contributo dos parceiros “num projeto que tem ajudado imensas famílias carenciadas do concelho”.

«No coração deste projeto está a solidariedade e a preocupação social de clínicas e médicos dentistas e protésicos que abraçaram este desafio para voluntariamente doar o seu trabalho a quem mais precisa», sublinhou Manuel Lopes, vereador responsável pelo pelouro municipal da ação social.

O ‘Dentivida’, que foi lançado em 2016, emerge no seio do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Local de Inserção (NLI) de Vila Verde. Envolve clínicas dentárias, protésicos e a Casa do Povo de Ribeira do Neiva. As situações apoiadas ao abrigo deste projeto são identificadas pelo Serviço Municipal de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

Os responsáveis pelo NLI destacam que «este apoio à saúde oral contribui de forma significativa para a melhoria do bem-estar pessoal, com impacto direto na auto-imagem, auto-estima e auto-confiança, sendo um elemento facilitador quer para a integração profissional quer no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais».

APOIOS

Com o ‘Dentivida’, as famílias mais carenciadas, com um rendimento mensal per capita inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), e com disponibilidade para celebrar o contrato de inserção, «terão assim acesso a um aconselhamento e um tratamento oral adequado e de qualidade, com inúmeras vantagens para a sua saúde, a melhoria da auto-estima e consequentemente melhor imagem, permitindo em alguns casos a possibilidade de (re)integração no mundo laboral».

As clínicas dentárias e os laboratórios de próteses dentárias aderentes declaram o valor dos tratamentos, cabendo à Casa do Povo de Ribeira do Neiva, como IPSS, emitir a declaração de donativo ao abrigo da lei do mecenato.

ovilaverdense@gmail.com

 

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE