DESTAQUE

DESTAQUE -

Vila Verde tem mais uma centenária. Maria da Conceição Oliveira celebrou 100 anos em Cervães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O fogo de artifício anunciava que havia festa na aldeia. Cervães, em Vila Verde, conta a partir desta quarta-feira com mais uma centenária.

Foi em clima de convivência e amizade que, ao final da tarde, familiares e amigos cantaram os parabéns e encheram de mimos Maria da Conceição Oliveira, mulher que, segundo dizem, “é rija como o ferro”.

Viúva, mãe de cinco filhos (o mais velho com 76 anos e o mais novo com 60), Maria “Barcelas” (alcunha “herdada” do marido, que era de Barcelos) junta ainda à família 18 netos, 27 bisnetos e um tataraneto.

Um dos filhos, emigrante no Luxemburgo, veio propositadamente a Cervães para a festa da mãe, juntamente com a família.

Doméstica, dedicada à lavoura e “jornaleira”, aos 95 anos ainda pegava na sachola e ia “trabalhar para fora”. “Ainda agora gosta de arrancar ervas”, disse-nos a filha Maria do Sameiro, a qual vive com a mãe e ajuda a tratar dela.

Devota de Nossa Senhora do Bom Despacho, a aniversariante teve na festa do seu centenário a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, a vereadora Michele Alves (natural daquela terra), o presidente da Junta de Freguesia, Hélder Forte, o tesoureiro e a secretária.

Para além da boa disposição ali vivida e sentida, o carinho chegou de todos os lados, tendo sido a “dona da festa” brindada com flores, um lenço dos namorados, uma imagem de Santo António, entre muitas outras lembranças.

Maria da Conceição Oliveira, rodeada por todos os convidados, sentou-se à mesa e, enquanto aguardava que lhe cantassem os parabéns, foi cantando umas cantigas à sua maneira.

Uma grande mesa abastada, onde não faltou um enorme bolo de aniversário, acompanhado por taças de espumante, ajudaram a trazer ainda mais ânimo ao momento.

ovilaverdense@gmail.com


Emílio Costa (CO-1179)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.