Vila Verde vai acolher o 1º Congresso de Ciência e Tecnologia no dia 10 de Julho. É a iniciativa de destaque da 5ª Feira de Ciência e Tecnologia, que decorre de Fevereiro a Julho, numa ação dinamizada pela Casa do Conhecimento e que envolve as escolas do concelho.
«Colocar a população escolar e população em geral em contato com a ciência e tecnologia» é o objetivo central da iniciativa, explicou, esta manhã, a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa.
Entre 29 de Março e 10 de Julho, perto de meia centena de investigadores e cientistas vão participar em palestras e workshops, ao ritmo de quase duas por mês, em todas as escolas, levando cientistas e investigadores a percorrer o território. Junta-se ainda o EcoTrilho da EPATV, em contato com a natureza (29 de Maio), e a Mostra de projetos de Ciência e Tecnologia (18 de Abril).
«Todos em rede e de forma articulada, vamos levar ao público certas iniciativas que têm esta função comum, falar de ciência e tecnologia», vinca a autarca vilaverdense.
1º CONGRESSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A 5ª Feira de Ciência e Tecnologia da Casa do Conhecimento encerra com o 1º Congresso de Ciência e Tecnologia, «a cereja no topo do bolo», onde marcarão presença nomes importantes das áreas da ciência e investigação, casos de Maria da Graça Carvalho (ex-ministra e eurodeputada), o investigador Carlos Fiolhais (cientista e divulgador de Ciência), Assunção Flores e Teresa Vilaça (Instituto de Educação da Universidade do Minho), entre outros.
Parte da temática genérica ‘Quando a Ciência, a Tecnologia e a Educação interagem’ e vai decorrer a 10 de Julho, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, com início às 10h00.
ovilaverdense@gmail.com