INICIATIVA

INICIATIVA -

Vila Verde vai voltar a ter Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda

A Câmara Municipal de Vila Verde está a preparar o regresso da Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda. A iniciativa vai acontecer de 23 a 25 de maio, com o envolvimento de diferentes organizações e instituições locais, com particular destaque para os estabelecimentos escolares do concelho.

Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época fazem parte das atividades previstas para os três dias do evento, que se assume como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país.

Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e Academia de Música de Vila Verde.

O certame vai decorrer no centro de Vila Verde, onde funcionará o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época quinhentista, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época.

“O evento espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero. A iniciativa assume-se como uma jornada divertida que vai levar os participantes a imergirem no período quinhentista”, refere a Câmara de Vila Verde.

Segundo a autarquia, este “é um desafio para se conhecer melhor a história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território”.

“Do programa rico e diversificado, destacam-se a Ceia Quinhentista e o Cortejo Histórico, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda, relevando a vida e obra de Sá de Miranda, um dos maiores poetas do seu tempo e que escreveu grande parte da sua obra no período em que viveu e se inspirou no concelho de Vila Verde, na zona da Ribeira do Neiva”, conclui o município.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE