Vila Verde vai voltar a ter Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda

A Câmara Municipal de Vila Verde está a preparar o regresso da Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda. A iniciativa vai acontecer de 23 a 25 de maio, com o envolvimento de diferentes organizações e instituições locais, com particular destaque para os estabelecimentos escolares do concelho.

Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época fazem parte das atividades previstas para os três dias do evento, que se assume como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país.

Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e Academia de Música de Vila Verde.

O certame vai decorrer no centro de Vila Verde, onde funcionará o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época quinhentista, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época.

“O evento espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero. A iniciativa assume-se como uma jornada divertida que vai levar os participantes a imergirem no período quinhentista”, refere a Câmara de Vila Verde.

Segundo a autarquia, este “é um desafio para se conhecer melhor a história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território”.

“Do programa rico e diversificado, destacam-se a Ceia Quinhentista e o Cortejo Histórico, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda, relevando a vida e obra de Sá de Miranda, um dos maiores poetas do seu tempo e que escreveu grande parte da sua obra no período em que viveu e se inspirou no concelho de Vila Verde, na zona da Ribeira do Neiva”, conclui o município.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais