A paróquia de Vilarinho, em Vila Verde, voltou a acolher o Dia do Antigo Aluno dos Seminários Arquidiocesanos de Braga, no acto que marcou a despedida do Presidente da Direcção, José Maria Lima da Cruz, que foi substituído por Florentino Faria Cardoso.
O encontro anual — marcado este ano por duas Assembleias Gerais, uma normal e outra eleitoral — começou com uma eucaristia, presidida pelo padre Albino Fonseca, actual Capelão de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tendo a homilia sido proferida pelo padre Carlos Nuno Salgado Vaz, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos dos Seminários Arquidiocesanos de Braga — ASSASB.
A celebração eucarística foi animada por elementos do Chorus Anima Populi. Seguiu-se uma dupla Assembleia Geral. Assinalou-se a despedida de José Maria Lima da Cruz da presidência da Direcção, ao fim de 20 anos de dedicação.
Justificou o seu pedido de demissão com motivos familiares e a necessidade de uma Direcção renovada que possa colaborar na celebração dos 100 anos do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em 2024.
A Assembleia Eleitoral, antes do repasto, aprovou com 55 votos a favor e um voto em branco a eleição dos novos corpos sociais da ASSASB, onde Conselho Fiscal e Assembleia geral continuam a ser liderados por Américo Soares e Carlos Vaz, respectivamente.
A Direcção passa a ser presidida por Florentino Faria Cardoso, tendo como vice presidentes José Costa Amorim e Jaime Miranda Caridade. Os secretários eleitos são Tomás Belo e José Carlos Costa Carvalho, enquanto o tesoureiro é José Laranjo e o vogal é Carlindo Ribeiro.
Findos os trabalhos, o Padre Carlos Vaz agradeceu a dedicação de Salvador Sousa por acolher e organizar esta jornada de confraternização e memória dos Antigos Alunos dos Seminários de Braga.
O almoço permitiu conhecer alguns Antigos Alunos e companheiros de Seminário que há mais de 50 anos não se encontravam.