Está a chegar a 44ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, um dos maiores certames do género do País, na terra do melhor enchido do Mundo, a alheira de Vinhais. De 08 a 11 de Fevereiro, os setenta produtores de fumeiro vão colocar à disposição dos visitantes mais de 6 toneladas de produto do porco bísaro e derivados, num certame que reúne meio milhar de expositores e que gera 6 milhões de euros em negócio para o concelho transmontano.
«São produtos de excelência e que tornam Vinhais uma das maiores capitais de fumeiro do País», assinalou o vice-presidente da câmara municipal de Vinhais, esta manhã, em Braga, durante a apresentação do certame à imprensa e aos transmontanos que residem na região.
Artur Marques vincou o prémio mundial atribuído à alheira de Vinhais, o de melhor enchido do Mundo, o que «traz responsabilidade ao município». Em simultâneo, face à procura, ao Feira do Fumeiro de 2024 vai contar com «maior quantidade», a que se juntará «um programa melhorado, com várias temáticas para públicos diversos», a ideia é «manter a fasquia e fazer mais, pois a procura é muita».
Numa altura em que a cozinha ganha novas tendências, Vinhais está a inovar. «Estamos a entrar na alta cozinha, mas sem desvirtuar a qualidade e a tradição», referiu.
Calema e Quatro e Meia para animar
Com o alojamento de Vinhais já «completamente lotado há muito tempo», o concelho prepara-se para acolher milhares de pessoas durante os quatro dias do evento.
Em termos de animação, não faltarão os tradicionais grupos de gaiteiros transmontanos, mas à prata da casa juntam-se grandes nomes nacionais: Calema (10 de Fevereiro) e ‘Os Quatro e Meia’ (09 de Fevereiro).
De resto, a animação será constante nos espaços de restauração presentes na feira e em toda a área de exposição distribuída por sectores (fumeiro / artesanato e empresas/ restauração / compotas, mel, licores, etc).
Preços aumentam, mas pouco
Face ao aumento dos preços do azeite e do pão, os preços de alguns produtos sofrerão alterações. O salpicão, ‘o rei da festa’ até vai manter o preço, 45€kg, mas a ‘rainha’ do certame, a alheira de Vinhais, aumentou «ligeiramente», para os 15€kg.
Vinhais convida, assim, a uma visita às terras frias transmontanas, em fim-de-semana alargado de Carnaval.
A Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981. Destaca-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.
Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.
Saiba mais aqui.
ovilaverdense@gmail.com