SAÚDE

SAÚDE -

Vírus ‘Monkeypox’ infectou 948 pessoas em seis meses

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Numa nota enviada às redações, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde refere que seis meses depois de ter sido declarado em Portugal o surto causado pelo vírus Monkeypox, foram contabilizados até à data 948 casos.

Este mês foi detectado apenas um caso, «o balanço mais reduzido desde o início da epidemia». «É um balanço muito positivo, mas não significa a erradicação do vírus, pelo que se manterá a vigilância», acrescenta.

Assim, e apesar da baixa circulação do vírus atualmente, a tutela recomenda fortemente a vacinação das pessoas em risco. «A vacina para Monkeypox mantém-se com marcação prévia, mediante o cumprimento de critérios de elegibilidade», informa.

O gabinete do ministro Manuel Pizarro assinala que «a resposta a este surto reforçou a importância da colaboração entre profissionais de saúde, associações de base comunitária, pessoas e setores mais afetados pela infeção».

No comunicado, recorda que «Portugal foi um dos primeiros países a detetar casos de infeção por Monkeypox», um surto com características diferentes de situações anteriores, e que viria a tornar-se uma emergência de saúde pública de âmbito internacional.

Foi por isso necessário, em Portugal e nos outros países, «identificar os principais sintomas, períodos de incubação e vias de transmissão, de forma a informar e definir medidas de prevenção eficazes e interromper cadeias de transmissão».

A partir de Julho, disponibilizou-se a vacina. Inicialmente escassa serviu apenas os contactos de casos, sendo depois alargada a outras pessoas em maior risco. «Até ao momento foram vacinadas 1190 pessoas», descreve o Ministério da Saúde.

Elogiando o empenho da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da comunidade «na abordagem atempada e serena deste surto», a tutela reconhece o «contributo decisivo da sociedade civil nesta resposta».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.