BRAGA

BRAGA -

Visita guiada digital à Falperra este sábado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As associações Braga+ e JovemCoop promovem este sábado, a partir das 19h30, uma visita guiada digital à Falperra, nomeadamente às capelas de Santa Marta do Leão e da Capela de Santa Maria Madalena.

A visita, que termina a série Percursos Brácaros, percorre as capelas de Santa Marta do Leão e da Capela de Santa Maria Madalena, e pode ser a acompanhada a partir da página da JovemCoop no Facebook.

Realizada em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor e com a Irmandade da Falperra, a iniciativa tem o propósito de dar “a conhecer um lugar de património e celebração para todos os bracarenses, que coincide com a data da sua habitual romaria”.

PUBLICIDADE

Tal como é usual na tradição cristã do Entre Douro e Minho, os pontos mais elevados desta montanha acolheram, desde cedo, lugares de culto. A devoção a Santa Marta foi instaurada no monte das Cortiças e, mais tarde e por influência deste, no seu sopé. 

Também Maria Madalena, que uma das tradições hagiográficas cristãs aponta como sendo irmã de Marta, viu surgir numa vertente oposta da Falperra – mais propriamente na base do Monte Frio – o seu espaço de culto, que seria redesenhado por André Soares em meados do século XVIII.

Com esta visita guiada, as duas associações continuam a dar preferência ao legado de André Soares, associando-se às comemorações dos 300 anos do nascimento do artista bracarense.

Legenda Capela Santa Maria Madalena

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.