O júri do concurso atribuiu o primeiro prémio do XIX Concurso Municipal de Fotografia, que este ano versou sobre a temática ‘O Centro Histórico de Braga e as suas gentes’, a Vítor Carvalho Silva.
Carlos Júlio da Costa Teixeira e António Alves Tedim receberam menções honrosas.
O júri considerou que os trabalhos premiados “corporizavam significativo mérito e qualidade, manifestando coerência e unidade no conjunto do portefólio apresentado”.
De igual forma, o júri deliberou atribuir o prémio especial a Eva Durães Antunes, considerando que a foto distinguida” revelava singularidade e sentido estético estimulando a observação”.
Os trabalhos apresentados a concurso integram uma exposição a realizar na Fonte do Ídolo, com a inauguração prevista para o dia 15 de Dezembro.
O júri do concurso integrou como membros Carlos Fontes, presidente da Associação ‘Encontros de Imagem’; o fotógrafo profissional Hugo Delgado e a representante do Pelouro da Cultura, Património e Turismo, Ana Ferreira.
O tema proposto visou mergulhar os participantes na história bimilenária da cidade de Braga, particularmente do centro histórico. Os concorrentes foram ainda desafiados aa conhecer e a viver a Braga actual, com as suas gentes e costumes, impregnada de história intensa e memorável, que se sente por entre edifícios, ruas e praças, e que fazem de Braga, uma cidade de impar beleza e riqueza patrimonial.
A XIX edição do concurso distribuiu 1.000 euros em prémios e distinções. A iniciativa, promovida pelo município, contou com o apoio da empresa ‘Koy Lab – Album Tailoring’.