A Vodafone anunciou esta terça-feira ter sido alvo de um ciberataque “deliberado e malicioso”, que provocou “danos e perturbações” a partir da noite de terça-feira.
“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”, refere.
Em comunicado, a operadora acrescenta que “assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”.
“Esta situação está a afectar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”, pode ler-se na nota enviada às redacções
A Vodafone indica que, neste momento, “não existem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.
A operadora de telecomunicações adiantou que já foram “recuperados os serviços de voz móvel” e “os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.
“Infelizmente, a dimensão e gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”, acrescentou.
A Vodafone informou também que a investigação “aprofundada” vai ser “prolongada por tempo indeterminado” e contará com o envolvimento “das autoridades competentes”.