CICLISMO

CICLISMO -

Volta a Portugal começa em Viseu e acaba com “cronoescalada” em Viana do Castelo

A Volta a Portugal mudou o roteiro, ligando Viseu a Viana do Castelo, mas repetiu o figurino de sempre, numa 84.ª edição que vai para a estrada de 09 a 20 de Agosto e confiará novamente num ‘crono’ final para definir o vencedor.

Embora o número de quilómetros da Volta apresentada esta quinta-feira seja idêntico ao da passada edição (os ciclistas vão percorrer ‘apenas’ mais 38,9, num total de 1.598,6), as distâncias entre partidas e chegadas, nomeadamente nas terceira e quarta tiradas, serão um factor extra de desgaste para o pelotão.

Entre as novidades estão o regresso ao Algarve, que não figurava no traçado desde 2018, ou o contrarrelógio ‘noturno’ da última etapa, que deverá terminar cerca das 20h00, no Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

De resto, repetem-se os locais decisivos: a inevitável Torre, a primeira grande dificuldade, à quinta etapa, seguindo-se o Larouco, ponto mais alto de Montalegre (7.ª), e a Senhora da Graça (9.ª), antes do exercício individual de 16,3 quilómetros nas ruas de Viana do Castelo.

Com as dificuldades da prova todas concentradas na segunda metade, os cinco primeiros dias servirão para outros, que não os homens da geral, brilharem, a começar logo no prólogo de Viseu, meros 3,6 quilómetros que vão atribuir a primeira amarela.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE