CICLISMO

CICLISMO -

Volta a Portugal vai para a estrada com um prólogo em Lisboa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um prólogo de 5,4 quilómetros junto ao Rio Tejo, em Lisboa, abre esta quinta-feira os 11 dias de competição da Volta a Portugal em bicicleta e vai definir quem será o primeiro camisola amarela da 83ª edição.

O exercício individual contra o cronómetro dos 125 ciclistas inscritos começará às 15h21, com a saída do norte-americano Barry Miller (Bai Sicasal Petro de Luanda) e terminará cerca de duas horas depois, quando o espanhol Jokin Murguialday (Caja Rural), se fizer à estrada.

PUBLICIDADE

O dorsal número cinco aparece na ordem da partida do prólogo como último ciclista a sair da Praça do Império, às 17h25 horas, arrancando seis minutos depois de António Carvalho, um dos líderes da Glassdrive-Q8-Anicolor.

Antes do espanhol da Caja Rural, vão para a estrada nomes como Frederico Figueiredo (GlassDrive-Q8-Anicolor), Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel), Delio Fernández e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ou Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

Na ausência do bicampeão em título, o português Amaro Antunes, que falha a prova depois de a W52-FC Porto ter perdido a licença desportiva devido à operação “Prova Limpa” e à suspensão preventiva de oito dos seus ciclistas pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), o grande favorito é o “vice” do ano passado, o uruguaio Mauricio Moreira, que inicia a sua luta contra o cronómetro às 17h01.

Os ciclistas partem com um minuto de diferença entre si e terão de cumprir os 5,4 quilómetros espraiados junto ao Tejo, com partida e chegada na Praça do Império, num percurso totalmente plano e rápido, que poderá ter no vento um factor decisivo.

A 83ª Volta a Portugal disputa-se até 15 de Agosto, num total de 1.559,7 quilómetros, de Lisboa a Gaia, com passagens pelo concelho de Vila Verde nos dias 12 e 13.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.